EM AGOSTO
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), confirmou com a deputada estadual Professora Bebel (PT) que, dia 4 de agosto, uma sexta-feira, estará em Piracicaba para cumprir extensa agenda, que tem, principalmente, a preocupação de reorganizar a Pasta, extinta no governo anterior. Detalhes na A7
MUNICIPAIS
A diretoria do Sindicato dos Municipais convoca todos os servidores municipais de Piracicaba para participarem da Assembleia Geral nesta quinta-feira (6) às 18h30, na sede da Entidade, para decidirem os novos rumos, conforme comunicado nesta página (na íntegra, abaixo).
ALCKMIN
Os empresários e líderes da Acipi, entidade que congrega a indústria e o comércio locais, esperam, além do governador Tarcísio de Freitas (Repubicanos), o vice-presidente da República, ministro do Desenvolvimento Geraldo Alckmin (PSB). A festa da entidade tem alto significado por chegar aos 90 anos de fundação e sempre crescendo para garantir apoio aos seus associados.
BASTIDORES — I
Enquanto isso, nos bastidores, correm as pré-candidaturas a prefeito de Piracicaba em 2024 e também de vice-prefeito e vereadores. É que o ministro Geraldo Alckmin (PSD), que governou o Estado de São Paulo em quatro mandatos, tem tudo a ver com a política local, pois sempre foi bem votado na Noiva da Colina.
BASTIDORES — II
Há dois nomes próximos: Barjas Negri (PSDB), ex-prefeito, que foi seu secretário, do próprio prefeito Luciano Almeida (PP), que também foi seu secretário, além do deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), que fez parte da base do seu governo em todos os mandatos.
VICE
Referindo-se a vice, o nome do atual vice-governador não é tão popular. Felício Ramuth (PSD) carrega, porém, uma longa história partidária no PSDB (“colheu o que plantou: uma série de erros”, disse há algum tempo) e assumirá o Governo do Estado se o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) for a opção do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2026, devido à inelegibilidade do presidente de honra do Partido Liberal (PL). Quanto se fala em Ramuth, fala-se também no articulador Gilberto Kassab (PSD), secretário de Governo, que “é do ramo” político-eleitoral. Em outras palavras, Ramuth pode surpreender.
CONCURSOS
Para quem gosta de praticar ou para quem já está apto para a disputa, o Brasil todo tem, hoje, em torno de 500 mil vagas através de concurso público, seja nos municípios, estados, e União, ou autarquias, órgãos diversos. Está a oportunidade para ouvir o conceito machadiano: o Brasil oficial e o Brasil real. Só escolher e boa sorte para todos.
PROTETORAS — I
A vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) publicou, em seu perfil no Instagram, uma espécie de desabafo contra “uma protetora de animais” que, segundo ela, “quem prejudicá-la”. Sem citar nomes, ela disse que foi encontrado um cão abandonado em uma empresa próxima de sua residência, mas que, ao invés de buscar um novo lar para o cão, a protetora apenas denunciou para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e também enviou o caso para a imprensa.
PROTETORAS — II
No mesmo vídeo, Bellucci disse que, caso a outra protetora queira ajudar, ela deve trabalhar pela adoção do cachorro. “Protetora, eu sei quem é você, eu sei que você quer me prejudicar, porque você quer ser candidata de novo, né, mas vem aqui ajudar, agora, se você quer ajudar de verdade, arrume um lar”, desafiou a vereadora. “Quem quiser saber quem é a protetora, pode me chamar que eu falo quem é”, concluiu. A disputa eleitoral de outubro de 2024 já está nas ruas.
NOMEADO — I
A nomeação do advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (5). Após ser indicado pelo presidente Lula, ele teve o nome aprovado pelo Senado em 21 de junho. Logo após a aprovação, ele se reuniu com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, com quem definiu a data em que tomará posse no dia 3 de agosto.
NOMEADO — II
Com 47 anos, Zanin poderá atuar no STF por 28 anos, já que a aposentadoria compulsória de ministros é aos 75 anos. Ele ocupará a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio. Piracicabano, Zanin é formado em Direito pela PUC-SP, além de ser especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Ele também atuou como defensor do presidente Lula nos processos da Operação Lava Jato. Detalhe: é piracicabano.
NAS OBRAS
O prefeito Luciano Almeida (PP) e o titular da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semozel), Paulo Roberto Borges, acompanharam, terça (4), o andamento das obras de infraestrutura na travessa Higienópolis, no bairro Higienópolis, em trecho que compreende 550 m2 entre as travessas Amazonas e Maranhão. Com investimento de R$ 269 mil, as obras contemplam toda a instalação do sistema de drenagem, com tubulação de água pluvial e guias e sarjetas, construção de calçadas e pavimentação em concreto. “Essa é uma demanda muito antiga dos moradores. A travessa era de estrada de chão, de terra, e agora vai receber pavimentação em concreto, que tem vida útil de cerca de 20 anos. É uma novidade. A partir dessa obra, pretendemos fazer mais 40 quilômetros de pavimentação em concreto na cidade”, destacou Luciano Almeida.