Último capítulo – Harrison Ford dá adeus ao amado Indiana Jones

Harrison Ford como Indiana Jones e Phoebe Waller-Bridge como sua afilhada Helena unen forças para enfrentar um perigoso vilão. Crédito: Divulgação

   Depois de 15 anos de espera, chega aos cinemas “Indiana Jones e a Relíquia do destino”, o quinto e último filme de uma das franquias mais queridas e mais bem sucedidas de Hollywood. Criado pelos visionários George Lucas e Steven Spielberg para o primeiro filme da saga em 1981, o herói arqueólogo que dá título a franquia, se transformou em um dos personagens mais queridos interpretados pelo ator Harrison Ford,  que, aos 80 anos, dá adeus ao icônico herói. aventureiro.  O filme estreia hoje em todo o Brasil e amanhã nos Estados Unidos e outros países. 

   “INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO” (Indiana Jones and the Dial of Destiny) chega às telas após anos de espera — desde “Indiana Jones e o  Reino da Caveira de Cristal”, em 2008. E chega  com uma grande mudança por trás das câmeras: o mestre Steven Spielberg, que havia dirigido os quatro filmes anteriores da franquia, deu lugar ao diretor  James Mangold , de filmes como “Logan”  e o drama esportivo “Ford vs Ferrari”, justamente seus dois últimos filmes exibidos aqui. Vale lembrar que  foi o próprio Spielberg quem decidiu passar a direção para um cineasta mais jovem, a fim de trazer uma perspectiva renovada ao personagem. Além da ausência de Spielberg na direção, este quinto e último filme da franquia, também marca a despedida de Harrison Ford . Aos 80 anos (completará 81 no próximo dia 13), Ford se despede do icônico personagem que interpretou durante toda a saga. 

   Mesmo mais velho que nos filmes anteriores, mas ainda mantendo uma boa forma física, Harrison  Ford  retorna ao papel do lendário arqueólogo. A trama desta nova aventura é ambientada nos anos 1960, no auge da Guerra Fria, quando o arqueólogo Henry Jones Júnior, mais conhecido como o destemido aventureiro Indiana Jones, está prestes a se aposentar. No entanto, sua afilhada  Helena  aparece o convidando para partir em uma aventura em busca de  uma relíquia perdida que pode mudar o mundo.  Juntos, unindo a experiência de Jones e a  energia da jovem afilhada, eles enfrentarão um novo e perigoso vilão chamado Jurgen Voller, um ex-nazista.  Além de dirigir o longa, James Mangold também co-escreveu o roteiro juntamente com Jez Butterworth, John–Henry Butterworth e David Koepp. Com 142 minutos de duração, é o filme mais longo da franquia.

   O ELENCO — Além de Harrison Ford como o principal protagonista, o belo elenco também traz em papéis centrais o dinamarquês Mads Mikkelsen como o vilão Jurgen Voller, um ex-nazista ; e o espanhol Antonio Banderas como  Renaldo,  um velho amigo de Jones que comanda barcos.  Pouco conhecida entre nós, a inglesa  Phoebe Waller-Bridge interpreta Helena Shaw, a afilhada de Jones. Os veteranos John Rhys-Davies, 79, e  Karen Allen, 71,  reprisam seus papéis dos filmes anteriores. Rhys-Davies continua como Sallah, velho amigo de Jones, enquanto Karen Allen retorna como Marion, esposa de Jones.

   A CRÍTICA —  No site agregador de resenhas Rotten Tomatoes,  pelo menos 66% das mais de 140 resenhas dos críticos foram positivas.  O consenso do site diz:  “Não é tão emocionante quanto as  aventuras anteriores, mas a emoção nostálgica de ver Harrison Ford de volta à ação ajuda Indiana Jones e a Relíquia do Destino a encontrar alguns pedaços finais de tesouro cinematográfico”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima