Na Praça da República – Apeoesp promoveu manifestação por concurso para 100 mil professores

Professores, pais de alunos e estudantes estiveram na manifestação em frente à Secretaria Estadual da Educação. Crédito: Divulgação

 

A Apeoesp promoveu, na tarde de quinta (29), manifestação pública, em São Paulo, na Praça da República, em frente à Secretaria Estadual da Educação, para pressionar o governo estadual a promover concurso público para 100 mil professores. A manifestação reuniu professores, pais de alunos e estudantes de diversas regiões do Estado de São Paulo, e contou com a participação da deputada estadual Professora Bebel, que também é segunda presidenta da Apeoesp, e que destacou a luta que tem travado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que seja ampliado o número de vagas no concurso aberto pelo governo estadual.

Para Bebel, as 15 mil vagas abertas são insuficientes para atender a necessidade da rede estadual de ensino. “Precisamos da contratação de 100 mil professores. Nós queremos que professores do ensino fundamental I (PEBI), Fundamental II e Médio (PEB II) possam prestar concurso. Reivindicamos regras justas, que não seja cobrada apresentação de vídeo-aula, que os concursos sejam estadualizados e classificatórios, entre outros pontos”, defendeu.

A deputada Bebel destaca que a contratação de 100 mil professores é para reduzir a precarização das contratações na rede estadual de ensino, que hoje conta com 49% de professores temporários (categoria O) em relação ao total de 210 mil docentes. “15 mil vagas no atual concurso são absolutamente insuficientes. Estamos cobrando do secretário estadual da Educação, Renato Feder, a convocação de mais do que 15 mil candidatos aprovados durante a vigência do concurso. No encontro que tivemos, ele se comprometeu a estudar o nosso pedido, mas temos que continuar essa pressão para que isso se concretize”, completa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima