Daniella Oliveira –
Começa nesta quinta-feira (29), a partir das 19h, a maior festa gastronômica, cultural e religiosa da cidade de São Pedro. Em sua 130ª edição, a Festa de São Pedro e São Sebastião, realizada pela Paróquia São Pedro, segue nos dias 30, 1, 2, e retorna nos dias 7, 8 e 9 de julho. Segundo os organizadores do evento que acontece na Praça Matriz, a expectativa é de receber cerca de 60 mil pessoas durante todos os dias da programação.
Com apoio de aproximadamente 120 voluntários para elaboração dos quitutes e atendimento ao público, a festa deste ano contará com quase 3 mil metros quadrados de área coberta. Para acomodar os participantes, serão oferecidos 500 jogos de mesa para atender até 2 mil pessoas sentadas.
De acordo um dos coordenadores da festa, Vagner Gomes Porto, além dos 12 caixas fixos espalhados em pontos estratégicos, este ano haverá uma novidade para facilitar as vendas. “Durante todos os dias, teremos entre 10 a 12 pessoas trabalhando com a venda volante. O visitante que for pagar no cartão de crédito ou débito poderá comprar os tíquetes de onde estiver e assim evitar filas nos pontos fixos”.
Entre as opções gastronômicas preparadas pelos voluntários, haverá espeto de carne, frango atropelado, bisteca no pão, leitoa assada, porções de cuscuz, de batata e de polenta, pastel, doces caseiros e bebidas. Além disso, haverá diversas barracas com doces, salgados, lanches, brinquedos e souvenirs. “Além da barraca principal da Paróquia, teremos mais 40 barracas menores, todas em locais cobertos”, ressaltou o coordenador.
De acordo com o padre Cláudio César de Carvalho, a Festa de São Pedro é importante tanto para igreja quanto para própria cidade. “Posso dizer que é uma das festas mais aguardas pelos moradores e turistas, pois além do aspecto religioso, cultural e gastronômico, temos a questão social. Com o valor arrecadado, a Paróquia realiza a manutenção das capelas, dos trabalhos de evangelização e das atividades sociais com a comunidade mais carente”, explicou. .
Para o secretário de Turismo da cidade, Ronaldo Gasparelo, o evento é considerado o mais tradicional do município. “São 130 anos reunindo famílias e turistas de toda região por suas atrações religiosas e gastronômicas. Posso dizer que é uma das quermesses de maior representatividade do Estado de São Paulo”, disse Gasparelo.
PADROEIRO – Celebrado no dia 29 de junho, São Pedro, segundo o padre Cláudio de Carvalho, foi o primeiro discípulo que aceitou o convite de Jesus para evangelizar as pessoas. Além de padroeiro da cidade, é conhecido como príncipe dos apóstolos e foi o primeiro papa da Igreja Católica.
“Além de reconhecer Jesus Cristo como filho de Deus, Pedro testemunhou sua ressurreição e foi o porta-voz dos discípulos. Ele recebeu a chave do céu das mãos de Jesus por sua responsabilidade e pelo amor ao próprio Rei”, explicou o pároco.
Além de shows todos os dias na barraca central, a missa em homenagem ao padroeiro acontece nesta quinta-feira, às 9h, com a presença do bispo diocesano Dom Devair. Às 18h, haverá missa seguida de procissão. No dia 2 de julho (domingo), a partir das 9h, haverá missa e em seguida benção e venda do bolo de São Pedro. Mais informações pelo telefone: (19) 3481-1196.