VICE DA OAB PIRACICABA
Aprovada a nomeação de Fábio Ferreira de Moura como vice-presidente da OAB de Piracicaba. Na foto: Max Pavanello (Conselheiro Secional), Leonardo Sica (vice-presidente da OAB-SP), Fernanda Dal Picolo (presidente da OAB Piracicaba), Daniela Magalhães (secretária-geral da OAB-SP), Fábio Ferreira de Moura (vice-presidente da OAB Piracicaba). De tradicional família de advogados — seu pai foi o sempre lembrado Juélio Ferreira de Moura —, Fábio está entre os mais destacados causídicos da região.
REFORÇO
Ex-presidente da OAB Piracicaba, o advogado Fábio Ferreira de Moura ocupa o cargo de vice-presidente da entidade, que estava vago desde 2021, quando o então presidente eleito, Guilherme Monaco de Mello, renunciou para assumir a Procuradoria-Geral do Município. A indicação do substituto foi feita pela OAB Piracicaba e foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Estadual da OAB-SP, do qual o representante de Piracicaba é o conselheiro estadual Max Pavanello.
ARQUIVAMENTO – I
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Piracicaba indicou que irá pedir o arquivamento da denúncia movida pelo vereador Fabrício Polezi (Patriota) contra o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. Em reunião na manhã de ontem, (26), os integrantes do colegiado informaram, ainda, que vão recomendar que o presidente da Mesa Diretora, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, reúna os parlamentares em prol do “diálogo para manter boa convivência”.
ARQUIVAMENTO – II
“A relatoria da comissão demonstrou que não havia provas suficientes para haver uma condenação e sim uma recomendação para que, quando ocorre essas discussões que não são favoráveis à Câmara, para que o presidente convide todos os vereadores para que haja um termo de consciência para que a relação seja mais favorável”, destaca o vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, presidente da Comissão de Ética.
ARQUIVAMENTO – III
A ação foi movida por Polezi contra Cassio Fala Pira por ter se sentido ofendido na reunião de 11 de maio. Na ocasião, logo após a votação do pedido para cassação do prefeito Luciano Almeida (PP) – rejeitado pela maioria do plenário, por 11 x 10 –, os parlamentares discutiram no plenário, chegando a ser controlados por outros vereadores.
ARQUIVAMENTO – IV
“Entendemos que, ali, houve ofensas dos dois lados, portanto não havia elementos para uma pena rígida neste sentido”, destaca o vereador Gustavo Pompeo (Avante), relator da Comissão de Ética. Ele também detalha que a mesma ação aponta ofensas proferidas por meio de aplicativo de mensagens, “no entanto, isso é algo que foge do alcance desta comissão, devendo ser tratado na Justiça comum”, acrescenta.
ARQUIVAMENTO – V
Membro da Comissão de Ética, a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) lamentou o ocorrido no plenário da Câmara. “Embora eu, particularmente, condene esse tipo de atitude agressiva, nós, enquanto comissão, precisamos seguir o que determina a lei”, disse, ao elogiar a decisão do colegiado. O relatório deverá ser elaborado nos próximos dias e ser assinado pelos integrantes da Comissão de Ética.
LIVE
O vereador Cássio Fala Pira (PL) divulgou, nas redes sociais, ontem (26), que hoje (27), às 18h, fará uma live especial com a participação do sindicalista José Osmir Bertazzoni, para tratar do assunto que envolve o aumento aos servidores. A questão está preocupando todos setores do serviço público municipal e, especialmente os servidores, que não receberam a atualização dos seus salários.
SESC
Devido ao rompimento de uma adutora, que provocou um significativo vazamento de água em frente a unidade do Sesc Piracicaba na rua Ipiranga, foram iniciadas as obras de reparo pela equipe da Semae. Sendo assim, o trânsito permanecerá impedido até a conclusão do serviço. Todas as atividades do Sesc estão mantidas e o acesso de pedestres pela entrada principal ocorre normalmente.
VEREADOR
Interessante o que disse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação às eleições de 2024. Garantiu que nada demais se for candidato a vereador na cidade do Rio de Janeiro, além de que “estão fazendo um aborto comigo, me cassando no útero”, referindo-se ao julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quanto aos cargos, está certo: todos, na República, têm importância, de vereador a presidente.
SIMPLICIDADE
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), continua simples como sempre: numa viagem a Portugal, dispensou jato da FAB e pediu para sua assessoria comprar passagens na classe econômica, assim como a alguns assessores. Ótimo isso, faz parte da vida das pessoas simples, sem exageros. Alckmin tem muita coisa para ensinar. Este Capiau sabe muito bem disso.
EMENDAS
Emendas do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2024) foram acatadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo. As propostas tratam de fomento a projetos de economia de baixo carbono, realização de audiências públicas do orçamento em todas as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos, destinação de recursos para ações em áreas com piores indicadores sociais e econômicos e o acréscimo de 0,43% aos 9,57% da arrecadação do ICMS destinados às universidades estaduais que desenvolvam projetos nas áreas sociais.
MÁRIO LUIZ
Domingo (25), à noite, no Programa Terceiro Tempo, da TV Bandeirantes, Milton Neves repercutiu o lançamento do livro “Goool do XV no Barão”, do radialista Mário Luiz, da Rádio Educadora de Piracicaba. O livro chegou às mãos do apresentador pelo radialista Edvaldo Tietz, que ontem, 26, em entrevista na Educadora, cumprimentou Mario pela obra, destacando a contribuição do professor Adolpho Queiroz (Republicanos). E parabéns aos companheiros de comunicação.