COM O GOVERNADOR, PELOS 90 ANOS DA ACIPI
Na tarde de quarta (21), o deputado estadual Alex Madureira (PL) esteve no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado pelo presidente da Acipi, Marcelo Cançado, para convidar o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, a participar da celebração dos 90 anos da ACIPI. Na ocasião, também foram convidados o Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e ao Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab.
LADO
“Não vou mudar de lado. Meu lado sempre foi o mesmo: o da Constituição, das garantias do amplo direito de defesa, do processo legal. Para mim, se existe um lado, o outro lado é a da barbárie, do abuso de poder” (Cristiano Zanin Martins, novo ministro do Supremo Tribunal Federal – STF). Resumiu tudo.
OBSTRUÇÃO
Na votação pelo projeto do trem bala entre Campinas e São Paulo, o deputado estadual Alex Madureira (PL) preferiu a obstrução (opção do parlamentar), enquanto que a deputada Bebel (PT) e o deputado Helinho Zanatta (PSC) votaram favoráveis, conforme quadro de votação publicado ontem neste jornal.
CASAS — I
O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) requereu, ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), a ampliação das casas populares de 15 metros quadrados que estão sendo construídas em Campinas e que vão abrigar famílias da ocupação Nelson Mandela. A medida foi solicitada em meio à briga política entre o prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois trocaram ataques nas redes sociais após o petista afirmar que, “se a moda pega, pobres terão de morar em poleiros” – em visível crítica à Prefeitura, responsável pelas edificações.
CASAS — II
Recentemente, o município de Campinas anunciou o programa de casas populares com metragem fora dos padrões praticados em políticas habitacionais. Fora do convencional, as residências, por exemplo, não têm janelas, além de serem consideradas pequenas para abrigar uma família de quatro ou de seis pessoas. A construção e os custos do projeto são de responsabilidade integral da Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab). O modelo foi alvo de críticas na imprensa e de lideranças políticas, incluindo o presidente Lula.
ZECA
O deputado federal paranaense Zeca Dirceu (PT) comemorou aniversário dia 21 de junho e levou para o Restaurante da Zélia, em Brasília, reduto petista — comida preferida do presidente Lula é feita lá — diversas personalidades, entre deputados, senadores, ministros de Estado, amigos e, em especial, seu pai o ex-ministro José Dirceu. Este foi o mais procurado para tirar foto, como se fosse lenda política que percorre Brasília. Parabéns, ao Zeca, que foi prefeito de Cruzeiro d’Oeste, no Estado do Paraná, no trecho entre Maringá e Guaíra.
NO LUGAR DE PAULO CAMPOS
Com o pedido de afastamento por motivos particulares por 31 dias do vereador Paulo Campos (Podemos), a Câmara empossou na manhã de ontem (22) o primeiro suplente do partido, Ciro Romualdo, conhecido como Ciro da Van. Ele permanece no mandato até 23 de julho. A solenidade foi acompanhada pelo presidente municipal do Podemos e atual secretário da Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos), Reinaldo Pousa, além da esposa do vereador, Paula, e das filhas Caroline e Luana. Nas eleições municipais de 2020, Ciro obteve 878 votos. Em junho do ano passado, ele também exerceu o mandato na Câmara, diante do pedido de licença de Campos por 30 dias. “Quero reiterar o compromisso com a sociedade piracicabana”, declarou. O presidente Wagnão desejou boas-vindas. “O Ciro já vem com uma pequena experiência, mas a cada passo que a gente dá na vida é um novo desafio”, reforçou.