Negócios – José Luiz Guidotti Júnior visa novos projetos para Amistà Empreendimentos

Empresário se despede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo com resultados significativos para a cidade

 

José Luiz Guidotti Júnior, conhecido como Juninho Guidotti, encerrou nessa segunda-feira (19), seu mandato como secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, deixando um legado de realizações para a cidade. Após 2 anos e 6 meses à frente da pasta, Guidotti se despede para se dedicar novamente aos seus projetos empresariais na Amistà Empreendimentos, incorporadora de imóveis de alto padrão em Piracicaba. Durante sua gestão, o ex-secretário foi responsável por diversas conquistas que impulsionaram o desenvolvimento econômico e fortaleceram as relações empresariais em Piracicaba.

O convite para assumir a Secretaria aconteceu durante o período de pandemia, após eleição do prefeito Luciano Almeida (então no DEM, hoje no PP). Na época, todas as atividades de sua incorporadora estavam paralisadas, portanto, diante da oportunidade de ajudar a cidade em que nasceu e cresceu, Guidotti não hesitou e aceitou a proposta.

“Este interesse político também teve raízes em minha tradição familiar de ajudar ao próximo, inspirado por meus pais, avós e tios, todos envolvidos em atividades solidárias e políticas em Piracicaba”, contou Guidotti.

O principal enfoque da Secretaria sob sua liderança foi o desenvolvimento econômico, com geração de trabalho e renda. Guidotti reestruturou a pasta, que anteriormente se chamava Secretaria de Trabalho e Renda, e incorporou o setor de Turismo. Ele montou uma equipe competente, composta por profissionais especializados em suas respectivas áreas.

Durante seu mandato, o ex-secretário trabalhou arduamente para estreitar os laços entre grandes empresas da região e a Prefeitura. Esse trabalho resultou no aumento significativo do número de empregos na cidade e no desenvolvimento econômico local, além de criar uma conexão sólida com organizações que prestaram auxílio durante a pandemia.

Dentre as conquistas durante seu período no governo, destacam-se a atração de grandes empresas como a Klabin e a CJ Brasil, com grande investimento para Piracicaba. Ao todo, 5 bilhões de reais foram designados à cidade, sendo 1,7 bilhões de reais provenientes da Klabin, 1 bilhão de reais da CJ Brasil e mais 2,3 milhões de reais de outras companhias renomadas.

Além disso, graças a devolução de um lote ao Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), terrenos serão doados às pequenas e médias empresas, estabelecendo o Núcleo de Pequenas e Médias Indústrias no Distrito Industrial Uninorte.

Durante sua gestão, foi realizado um amplo mapeamento do ecossistema de inovação de Piracicaba, destacando a concentração de startups agrícolas na região. Como resultado, foi criado a HUB Piracicaba – uma plataforma de suporte à inovação e empreendedorismo na cidade – e o HUB Fumep – uma extensão do programa – promovendo assim a integração entre universidades, tecnologias e indústrias.

Com foco no estímulo a empregabilidade, em parceria com instituições como Senai, Senac, Sebrae e Fumep, conquistou a oferta de cursos profissionalizantes e promoveu o Emprega-Pira, um mutirão de empregos. Só na região do Campestre, foram disponibilizadas mais de 180 vagas de emprego em tempo recorde.

Essa e muitas outras ações contribuíram para reduzir o número de desempregados em Piracicaba, saindo de um saldo negativo de 3.884 do governo anterior para um saldo positivo de 17.500 empregos neste governo.

Guidotti ainda coordenou em parceria com a Prefeitura, o desenvolvimento do plano Masterplan para requalificação da Rua do Porto, englobando também o Engenho Central e a Avenida Renato Wagner, entre outras áreas importantes para o Turismo e Lazer na cidade. Assim como o início do processo de concessão do Parque do Mirante, visando a reabertura do espaço ao público.

Em sua gestão, o ex-secretário retomou os eventos da cidade e coordenou ações como “Comida de Rua” com a participação de renomados chefs, o Natal de Luzes realizado em 2021 e o Oktoberfest Piracicaba, previsto para ter a sua primeira realização em 2023, com a presença das cervejarias locais.

Além disso, durante a sua liderança frente à pasta, Piracicaba passou a integrar a Serra do Itaqueri, um portal que reúne as regiões mais bonitas do estado de São Paulo, ao lado de Águas de São Pedro, Torrinha, Analândia, entre outras.

Para agregar valor e oferecer maior acessibilidade aos pontos turísticos da cidade, Guidotti intermediou a chegada da AudioTour a Piracicaba. A tecnologia será implantada nos próximos meses, tornando a cidade a primeira do Brasil a contar com QR Codes que levam turistas a um roteiro guiado sonoramente.

A implementação de inovações no aeroporto também foi uma de suas conquistas, resultando em um crescimento de 430% em receitas de pousos e descolagens. Neste momento, está em estágio avançado de negociação com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) – para doação de uma área para expansão do local – e com a Infraero – para transformar o aeroporto em regional.

Ao se despedir do cargo, Guidotti expressou sua satisfação com os benefícios e a estruturação proporcionados à cidade durante sua gestão. “Deixo a Secretaria com o sentimento de dever cumprido. Agora, irei focar em meus projetos corporativos, buscando crescimento e inovação imobiliários”, revelou.

O ex-secretário contou que possui novos lançamentos em vista para a sua incorporadora. “A minha vocação é empresarial. Com o mercado aquecido novamente, preciso me dedicar totalmente aos novos projetos”, explicou Guidotti, que ainda desejou muito sucesso a José Luiz Ribeiro, novo secretário da pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima