Solenidade – Professora Márcia Vieira receberá Título de Cidadã Piracicabana

Natural de Cianorte, interior do Paraná, a professora Márcia Aparecida Lima Vieira, atual diretora da Escola Estadual Sud Mennucci, receberá da Câmara Municipal o Título de Cidadã Piracicabana, em solenidade às 19h desta hoje (20), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A autora da homenagem é a vereadora Rai de Almeida (PT).

Filha de trabalhadores rurais, Márcia permaneceu os primeiros meses de vida com os pais na zona rural do interior paranaense, até que foram tentar a vida na cidade, onde moraram nos fundos de um convento por 5 anos. A família veio para Piracicaba no ano de 1981. Mãe de Larissa e Miguel, Márcia é casada com Luiz Fernando.

Engajou-se em projetos de extensão para formação de educadores e chegou a atuar no Acre. Atuou no Piauí, Bahia, Pernambuco e Amapá, na coordenação de projetos de formação de educadores e acompanhamento de turmas de alfabetização de adultos em municípios com índices de analfabetismo superiores a 60%.

Seus projetos –– parte deles desenvolvidos no Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular, da Unimep –– foram premiados internacionalmente pela Unesco e a levaram a atuar em Moçambique. Em 2001, foi condecorada pelo Governo Federal como Oficial da Ordem do Rio Branco, pelos relevantes trabalhos prestados representando o Brasil neste país.

Mestre e doutora em Educação, iniciou como professora na rede pública estadual em junho de 1993. Assumiu a direção de escolas públicas estaduais em janeiro de 2018 e da Escola Estadual Sud Mennucci em março de 2020.

O Título de Cidadã Piracicabana foi proposto pela vereadora Rai de Almeida no projeto de decreto legislativo 13/2023, aprovado em plenário em 19 de maio e que depois deu origem ao decreto legislativo 15/2023.

Por coincidir com a realização de uma audiência pública no mesmo horário, não haverá transmissão ao vivo da TV Câmara. Os interessados em acompanhar devem comparecer ao Salão Nobre Helly de Campos Melges (rua Alferes José Caetano, 834, Centro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima