Câmara – Cartilha destaca importância do uso racional de água e energia

Isabelle teve a ideia para a elaboração da cartilha sobre uso racional de água e energia CRÉDITO: Guilherme Leite

 

“Objetivo é despertar ou relembrar as pessoas para a importância de sermos zelosos no uso dos recursos naturais e dos recursos públicos”, diz servidora

 

 

“Uso racional de água e energia: vamos falar de coisas que importam?” é o tema da cartilha de conscientização para o consumo eficiente desses dois recursos na Câmara Municipal de Piracicaba, lançada a partir de ideia apresentada pela servidora Any Isabelle Almeida Ferraz de Araújo, que elaborou o material e desenvolveu as ações da proposta. O projeto também conta com as participações dos servidores Emerson Pigosso, na produção de vídeos, e Luciano Brandine de Negreiros, na diagramação do material, além da Escola do Legislativo para a realização de palestras.

De forma lúdica, “a cartilha traz informações práticas e design agradável aos leitores”, como descreve Isabelle. “Busquei inserir maneiras práticas de economizar tanto água quanto energia, pesquisando em sites que atuam na área”, disse a servidora, para quem o tema já faz parte do cotidiano —por exemplo, os banheiros da Câmara têm afixados pequenos cartazes, colocados por ela, com esse propósito. Ao surgir a possibilidade de fazer um projeto maior, Isabelle convidou outros servidores para desenvolverem a ideia.

“Vi uma chance de ampliar o alcance dessa ação, e começamos o projeto no segundo semestre do ano passado. Primeiramente, elaboramos um questionário on-line distribuído a todos os colaboradores da Casa para conhecer um pouco mais sobre a visão de cada um sobre o assunto; depois, vieram as palestras e a confecção da cartilha”, aponta Isabelle, que afirma que o objetivo principal “é despertar ou relembrar as pessoas para a importância de sermos zelosos no uso dos recursos naturais e, também, dos recursos públicos”.

As palestras aos servidores da Câmara foram conduzidas por Fernando Campos Mendonça, engenheiro agrônomo formado pela Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo), e por Thiago Romanelli, professor titular do Departamento de Engenharia de Biossistemas, da mesma instituição.

A cartilha foi distribuída em formato físico aos servidores da Casa e está também disponível para download no site da Câmara. Além do material, cartazes com dicas de uso racional de água e energia foram afixados nos murais da Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima