Esalq – Grupo de Extensão faz incentivo às boas práticas

Para proporcionar um aprendizado mais dinâmico sobre boas práticas e estimular a interação entre alunos do ensino fundamental e ensino superior, o Grupo de Extensão em Pós-Colheita (PColheit), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), vem desenvolvendo o projeto “Segurança dos Alimentos: incentivando as boas práticas”.

As atividades são realizadas com a Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti, em Piracicaba, tendo como público alvo os estudantes do 9° ano do ensino fundamental, que participam de palestras expositivas e interativas, a fim de disseminar conhecimento a respeito da segurança dos alimentos.

Os temas propostos nas palestras focam higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente, conservação de alimentos, doenças de transmissão hídrica e alimentar, além de promover atividades práticas com a utilização de placas de Petri para demonstração do crescimento microbiano nas mãos e utensílios não higienizados.

O projeto de extensão “Segurança dos alimentos: incentivando as boas práticas” teve origem no Grupo de Extensão em Pós-colheita (PColheit), foi aprovado, em 2022, pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB) e contemplou a estudante de graduação em Ciências dos Alimentos Gabrielle Caroni Vacchi como bolsista que, junto aos graduandos da Esalq estão desenvolvendo esse projeto ao longo de um ano.

O professor Ricardo Alfredo Kluge, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq e coordenador do grupo, comenta sobre a expectativa do projeto em desenvolvimento. “Com este projeto, em contato com alunos da escola de ensino público é esperado, como resultado, a formação de agentes disseminadores de conhecimento a respeito de boas práticas e hábitos seguros a serem adotados antes e durante o manuseio das refeições, de modo a prevenir a contaminação dos alimentos por agentes patogênicos. Além disso, o projeto possibilita a complementação da formação acadêmica dos alunos de graduação da Esalq ao desenvolver habilidades para disseminar o conhecimento adquirido em sala de aula e interagir com a sociedade a qual a Universidade pertence”.

 

 

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