Imortais – Academia de Letras marcará data para posse de novos acadêmicos

A APL realizou no último sábado uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a escolha dos novos acadêmicos. Após a divulgação do edital de convocação, a academia recebeu e analisou diversos currículos. Os nomes dos candidatos foram apresentados aos acadêmicos na assembleia e aprovados através de votação.

O processo de escolha foi muito rigoroso e seguiu o que estabelece o Estatuto Social da entidade. A Academia Piracicabana de Letras está completa, com todas as suas 40 cadeiras ocupadas. Os acadêmicos entrantes irão trabalhar para atender os objetivos da instituição, voltados para o desenvolvimento da literatura em Piracicaba.

A posse dos novos acadêmicos será realizada em sessão solene especial em data a ser definida pela diretoria.

NOVO ACADÊMICOS

 

Angela Furlan Nolasco

Cadeira 25 – Patrono: Francisco Lagreca

É formada em Jornalismo e História,  Máster em Jornalismo para Editor, pós-graduação Lato Sensu em História e Cultura e MBA em Mídias Digitais. Atuou nos jornais O Diário de Piracicaba, A Tribuna Piracicabana, A Província e na rádio Alvorada. Atuou como correspondente da EPTV e Folha de São Paulo. Foi Editora executiva no Jornal de Piracicaba, Diretora do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Piracicaba e Assessora de Imprensa da Fumep – Fundação Municipal de Ensino. Desde 2003 é editora da Gazeta de Piracicaba. Tem vários livros publicados. Entre outras premiações, teve um projeto indicado para a final do prêmio Esso de Jornalismo.

 

Antonio Filogênio de Paula Júnior

Cadeira 12 – Patrono: Ricardo Ferraz de Arruda Pinto

Graduado e pós graduado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, possui vários livros publicados, artigos em jornais e premiações diversas. Atua na Biblioteca Municipal de Piracicaba há vários anos. Tem formação musical e é atuante na área de cultura afro-brasileira.

 

Bianca Teresa de Oliveira Rosenthal

Cadeira 31 – Patrono: Victorio Angelo Cobra

Advogada e escritora, publica artigos em jornais, faz palestras e tem inúmeros livros publicados de poesia, contos e infantis.

 

Cristina Negro Silva

Cadeira 17 – Patrono: Virgínia Pratta Gregolin

Formada em Letras com Mestrado em Educação. Professora de redação, coordenadora pedagógica, diretora de escola desde 2008, escritora com várias premiações. Publica na imprensa e integra grupos literários.

 

Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso

Cadeira 15 – Patrono: Archimedes Dutra

Advogado, doutor em Direito, Economia, Administração de Empresas e Jornalismo. É editor do Jornal de Piracicaba. Palestrante, tem vários livros publicados, artigos em jornais, títulos e premiações diversas.

 

Maria Madalena Tricânico de Carvalho Silveira

Cadeira 14 – Patrono: Branca Motta de Toledo Sachs

Advogada, escritora, poetisa e contadora de histórias, com textos em várias antologias e publicações de crônicas, contos e poesias na imprensa. Tem participação atuante nos grupos literários de Piracicaba.

 

Shirley Brunelli Crestana

Cadeira 27 – Patrono: Salvador de Toledo Pisa

Professora, escritora e poetisa premiada, tem centenas de textos e poemas publicados em jornais e em mídias digitais. É autora do livro Asfalto das Horas e integra  dezenas de coletâneas. Membro fundadora do Centro Literário de Piracicaba.

 

 

BOXE

 

Academia

A lembrança de João Chiarini,

o idealizador de um movimento

A Academia Piracicabana de Letras (APL) foi fundada por João Chiarini em Sessão Magna realizada em 11/03/1972 na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. É constituída por 40 acadêmicos e seus respetivos patronos. Tem como objetivos congregar escritores, incentivar pesquisas e estudos sobre a literatura, desenvolver e apoiar iniciativas de cunho literário junto ao poder público e entidades particulares, incentivar e orientar jovens escritores, divulgar os grandes vultos da literatura e realizar a publicações de livros, revistas e conteúdos digitais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima