Caldeirão Político

COM O GOVERNADOR

O deputado Alex Madureira (PL) esteve, na semana passada, em reunião de trabalho com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e a pauta principal foi sobre a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, cujo relator é o deputado Alex. Também trataram de assuntos referentes a Piracicaba e sua Região Metropolitana.

 

KAWAI

O vereador Pedro Kawai (PSDB) volta hoje às reuniões da Câmara Municipal de Piracicaba, depois umas semanas em descanso. Mas, dedicado, Kawai não pensou duas vezes para visitar o Edifício do Poder Legislativo, especialmente durante as sessões, porque faz Política com gosto. “E muito respeito aos que pensam contrário às minhas teses”, afirma o edil, categórico. Aplausos.

 

UCRÂNIA – I

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, conversou com o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, sobre a importância da participação do Brasil em uma cúpula pela paz, que seria promovida pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, e poderia ocorrer em julho. Yermak ligou para Amorim na terça-feira (13).

 

UCRÂNIA – II

Em publicação no Twitter, o chefe de gabinete de Zelenski escreveu que a destruição da represa de Nova Kakhovka “prova a extrema relevância da fórmula da paz ucraniana”. A Ucrânia acusa a Rússia de explodir a barragem. Ela fornece água para a península ucraniana da Crimeia e para resfriar a Usina Nuclear de Zaporizhzhia.

 

UCRÂNIA – III

“Falei sobre a preparação para a Cúpula Global pela Paz, na qual a Ucrânia busca envolver a comunidade mundial para implementar a fórmula da paz do presidente Volodymyr Zelenski. A experiência do Brasil em proteção ambiental é extremamente valiosa para nós”, escreveu. Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, de acordo com o governo brasileiro, o telefonema de Yermak a Amorim foi “muito positivo” e ajuda a distensionar a relação entre Brasil e Ucrânia.

 

UCRÂNIA – IV

A reaproximação da Ucrânia com o Brasil acontece depois de desencontros ocorridos durante a cúpula do G7 no Japão, no fim de maio. Este Capiau, idoso e cansado, não é especialista em relações internacionais, mas sabe que qualquer solução começa a partir da vontade de alguém intermediar. E Lula demonstrou essa vontade. Agora, a Ucrânia começou a reconhecer.

 

TRIBUTAÇÃO — I

O Instituto Lula (IL) e o Instituto Justiça Fiscal (IJF) divulgaram nesta semana os três trabalhos de pesquisa sobre “Novos rumos para o Brasil: desafios para uma tributação justa”, contemplados no edital publicado em agosto de 2022. Cada projeto recebe R$ 4 mil. O concurso foi criado com o intuito de estimular a elaboração de projetos para aprimorar o sistema tributário na perspectiva de promover justiça fiscal nos próximos trinta anos.

 

TRIBUTAÇÃO — II

Os premiados do edital 05/2022 são: – “A Tributação Participativa: rumo à equidade, inclusão, igualdade e legitimidade das políticas tributárias no Brasil”, de Francisco Mata Machado Tavares; – “Por uma reforma tributária verdadeiramente justa”, de Luiza Machado de Menezes; – “Tributação sobre Lucros Extraordinários durante a pandemia: um estudo de caso sobre farmacêuticas brasileiras”, de Luis Filipe Eich.

 

CPMI — I

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Golpe aprovou, em bloco, um conjunto de requerimentos, de co-autoria do deputado federal Rubens Pereira Jr (PT/MA) para convocar Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, e Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente. O colegiado também aprovou a convocação de Jorge Eduardo Naime, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal.

 

CPMI — II

Os trabalhos da CPMI têm se concentrado na análise de convocações de ex-integrantes do governo Bolsonaro, visando esclarecer os fatos que deram ensejo à tentativa de Golpe do 8 de janeiro. A Comissão vai apurar todos os envolvidos nos eventos que culminaram na tentativa de golpe, que começou nos piquetes pós-eleição do presidente Lula, passando pelos acampamentos nos quartéis até o ataque aos prédios dos Poderes da República.

 

DESABAFO DO ABDALA

A entidade social Cesac (Centro de Assistência Social e Cultura da Paróquia São José), no bairro Paulista, foi vítima de furto do relógio de água, além do prejuízo, o presidente Abdala ressalta que houve transtornos pois os trabalhos tiveram que aguardar o restabelecimento do fornecimento de água! Infelizmente os meliantes não respeitam nada, nem mesmo entidades sociais que prestam serviços relevantes a população mais vulnerável do nosso município! “Um alerta porque vários furtos aconteceram em nosso bairro e a gente fica no prejuízo, pois teremos que pagar por um novo relógio”, explica o presidente do Cesac, José Marcos Abadala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima