Escola do Legislativo – Roda de conversa traz ações ambientais e climáticas

O encontro foi iniciado com a apresentação do projeto “Semente do Hoje”, desenvolvido no por moradores do bairro Santa Rosa

Alunos de cursos de aprendizagem técnica do Senac Piracicaba (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) participaram, na tarde desta quarta-feira (7), da Roda de Conversa intitulada “Ações Ambientais e Climáticas do Parlamento Piracicabano”, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, que buscou apresentar projetos que tramitam na Casa sobre a temática ambiental, ações que já acontecem na cidade, e coletar novas ideias e propostas de ação. O evento aconteceu no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”

Além dos estudantes e professores, também participaram da atividade o coordenador da Escola do Legislativo, vereador Josef Borges (Solidariedade), a conselheira da Escola, vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, o vereador Paulo Camolesi (PDT), a professora e representante da Associação de Moradores do Bairro Santa Rosa, Marta Maria Lopes Rezende, além de assessores parlamentares.

O encontro foi iniciado com a apresentação do projeto “Semente do Hoje”, desenvolvido no por moradores do bairro Santa Rosa, com a participação do gabinete de Paulo Camolesi, que busca trabalhar a educação socioambiental em escolas do município e, paralelamente, desenvolver ações práticas de fomento à coleta e reciclagem de resíduos sólidos no bairro, por meio de parcerias com catadores independentes, hortas comunitárias, captação de água das chuvas e compostagem.

“Sempre que nós reunimos jovens para falar sobre questões ambientais, isso é fundamental. Percebemos, neste evento de hoje, um grupo muito interessado, repleto de jovens engajados e cheios de questionamentos, o que evidencia a existência de uma demanda por essas conversas. Então, esse encontro foi importantíssimo”, analisou Marta Maria Rezende, que realizou a apresentação do projeto “Semente do Hoje”.

Na sequência, Josef Borges falou a respeito de ações e projetos ambientais já realizados na cidade, com destaque para os implementados na região do distrito de Artemis, como a limpeza e revitalização das Lagoas do Itaiçaba e Lago Azul, promovida por moradores locais, plantio de árvores nativas e de solenidades aprovadas pela Câmara, como o Dia do Rio Piracicaba e o Dia do Remo.

“A Escola do Legislativo é uma ferramenta importantíssima. Hoje, tivemos uma grande participação de alunos, nosso público-alvo para essas políticas públicas. Ações como essa são importantes para que eles possam conhecer o trabalho dos vereadores, que muitas vezes não chega até eles. Eu, como coordenador da Escola do Legislativo, fico muito contente, pois esse é um dos nossos objetivos, e hoje ele foi atingido plenamente”, disse Josef Borges ao término da Roda de Conversa.

O parlamentar ainda ressaltou que ações, ideias, reclamações, projetos e solicitações de serviços que envolvam a temática ambiental podem também obter respaldo do poder público por meio de canais oficias, a exemplo do telefone 156, da Prefeitura.

Quem também apresentou aos alunos algumas das discussões parlamentares que acontecem na Câmara Municipal de Piracicaba foi a vereadora Sílvia Morales, seguida dos assessores parlamentares Ayri Rando e Aline Gallo, que destacaram as tramitações do chamado Código Florestal Municipal, as discussões a respeito do IPTU Verde, que busca conceder descontos para munícipes que desenvolvem práticas ambientalmente sustentáveis, e das diversas atividades voltadas a discutir as mudanças climáticas em âmbito municipal, promovidas pela Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba).

“Foi uma roda de conversa bem dinâmica e produtiva, pois o público hoje aqui presente foi majoritariamente de jovens de 17 a 19 anos e que querem saber tudo sobre a questão ambiental e climática, assuntos cada vez mais em alta e que precisam, sempre, ser muito debatidos”, disse a vereadora.

Ela, na sequência, lembrou que a roda de conversa promovida nesta quarta faz parte da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente), realizada por diversas entidades privadas e pelo poder público municipal, e destacou a entrega do Prêmio Chico Mendes, solenidade realizada na Câmara, na noite de terça-feira (6), também no âmbito da Simapira, que homenageou a Fundação Agência das Bacias PCJ.

“Nós, jovens estudantes, precisamos dessa interação maior com a política e com essas ações, algo que tem o potencial de auxiliar em nossas vidas e também no futuro de toda uma nação”, resumiu a aluna Laura Camargo ao término da roda de conversa.

A Roda de Conversa intitulada “Ações Ambientais e Climáticas do Parlamento Piracicabano”, foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima