Depressão na Adolescência (III) – Sintomas

Os sintomas da depressão são os mesmos em adolescentes e adultos, podendo ser mascarados por contingências da vida aparentemente sem relação com o problema, o que dificulta o diagnóstico médico.

A medicina trata a depressão como doença, porém a psicanálise a vê como um sintoma, e a remete a uma covardia moral promovida pelo inconsciente, tocando em nossa honra tão abalada atualmente, explicando tanta depressão. Quando a honra e dignidade se relativizam seu valor absoluto se perde e deixam de nortear nossas ações.

O indivíduo prefere a homogeneização dos antidepressivos que retiram dele toda responsabilidade a arcar com seu ônus. Todos querem ser o ‘dono do próprio nariz’, mas tudo tem um preço que sempre procuramos transferir. Isso não representa que o diagnóstico médico esteja sem valor. Seria muita prepotência.

Uma retração da libido ocorre no sujeito deprimido, o narcisismo cresce e o desinteresse ocupa todos os espaços. Isso não ocorre na tristeza, melancolia ou qualquer outro sentimento. A libido circula, embora cause mal estar no indivíduo.

Sintomas mais comuns:

  • Falta de apetite;
  • Insônia ou sonolência o tempo todo;
  • Dores crônicas (cabeça);
  • Distúrbios gastrintestinais;
  • Falta de entusiasmo / motivação;
  • Busca de isolamento social;
  • Dificuldades em tomadas de decisão;
  • Irritabilidade;
  • Autoestima baixa ou culpa;
  • Ansiedade e medos;

 

 

Em março de 1997 foi descoberta a maior fonte de água mineral do mundo. Localizada no estado de Minas Gerais, a fonte produz cerca de 11 milhões de litros por dia.

 

Conheci-o em um site e estamos saindo há um mês. É atencioso, passeia, sai, mas não é bom de cama, tem 33 anos, 1,65m e 100 kg. Tenho o incentivado a se cuidar, falei da cama, então não quis mais dormir comigo, mas continua um cavalheiro. Atraio-me por seu respeito, enxerga meus valores, solícito, mas não sinto atração física. Sempre tive homens muito bonitos que me levaram pra cama, sumiam e reapareciam como se nada tivesse acontecido que não quero acabar com tanto carinho. Mas sua obesidade, dificuldade de ereção, ejaculação precoce, têm me desmotivado. Eu o vejo como um homem muito bonito, mas não sinto desejo.

J., 30.

 

Uma relação homem x mulher sem desejo sexual me leva a pensar em amizade. Todo o afeto que ele dedica a você lhe faz se sentir desejada e ao mesmo tempo isso se converte no amor filial, de amigos, estou errado?

Chamou-me especial atenção sua observação: sempre teve homens ‘bonitos’. Ficou parecendo um contraponto de como o vê com a obesidade. Por outro lado, os ‘bonitões’ não eram cavalheiros, certo?

Uma relação a dois cabe a ambos segurarem a peteca. Quando um não dá conta o outro vem ajudar, se houver disposição em construir algo. Ao falar dos problemas na cama talvez o tenha sobrecarregado ainda mais, e são problemas de solução mais fácil que má índole. Mas o amor é um acontecimento. Não sabemos por que amamos ou não, simplesmente acontece ou não.

 

 

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima