Caldeirão Político

VEREADOR PAULO CAMPOS É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO

Na manhã de ontem (9), o vereador Paulo Campos (Podemos) lançou sua pré-candidatura a prefeito de Piracicaba. Isso quer dizer que, se fosse nos Estados Unidos, poderíamos chamar de prévias, para iniciar a discussão do tema, o que é válido em todos os sentidos da boa Política. Campos nasceu em Piracicaba, cresceu no Bairro Novo Horizonte, e está cumprindo o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Piracicaba. Sua manifestação foi durante entrevista ao Programa “Comentaristas”, transmitido pela Rádio Educadora AM 1060, tendo como âncora o jornalista Danilo Telles, que está cobrindo férias do radialista e diretor Jairinho Mattos, em merecido descanso pela Europa. Participaram da bancada os comentaristas Pedro Marcílio, Edirley Rodrigues e Francisco do Prado, e o Programa Comentaristas vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12 às 13h30.

 

CANDIDATOS — I

A deputada estadual Professora Bebel (PT) foi a primeira pré-candidatura lançada pela sua legenda, o Partido dos Trabalhadores (PT). Como principal interlocutora com o Palácio do Planalto, através do presidente Lula e de vários ministros de Estado, a Professora Bebel já deu o ritmo da campanha para 2024: será acelerado, com certeza.

 

CANDIDATOS — II

Outros pré-candidatos circulam pela cidade, mas não têm, ainda, definição oficial do próprio partido. É o caso do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), definindo-se como pré-candidato a prefeito, circulando todos os dias pelo Centro e pelos bairros, assim como em bairros rurais, e formando sua chapa de vereadores.

 

CANDIDATOS — III

Além de pré-candidato a prefeito pelo partido seu, o PSDB — não há o que discutir no Diretório Municipal, nem no Estadual, nem no Nacional — o ex-ministro Barjas Negri (Saúde, de FHC) é o mais acirrado crítico do prefeito Luciano Almeida (PP). E os observadores de plantão fazem análise de ambos.

 

CANDIDATOS — IV

Dizem, os observadores a este cansado e idoso Capiau, que, em 2020, o próprio então prefeito Barjas Negri (PSDB) foi “cabo eleitoral” do prefeito Luciano Almeida (PP) e, agora, o atual prefeito Luciano Almeida é o grande “cabo eleitoral” do pré-candidato a prefeito Barjas Negri (PSDB). É um trocadilho por causa das reclamações.

 

CANDIDATOS — V

Corre firme como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Alex Madureira (PL) — não é mais “de Madureira”, só Madureira — que, nas eleições do ano passado, como candidato à reeleição para a Alesp, teve uma ampla votação em Piracicaba, ficando-lhe reservado, pelo menos no seu partido, a vaga de pré-candidato.

 

CANDIDATOS — VI

E como pré-candidato está o próprio prefeito Luciano Almeida (PP, filiado recentemente), abrindo discussão na área político-eleitoral, já que colocou um experiente para definir os rumos da Administração: empresário Edvaldo Brito, que carrega longa experiência do que se chama de “costura”. E está fazendo bem feita.

 

OUTROS

Vários outros nomes estão se colocando como pré-candidatos nos partidos com Diretório Municipal em Piracicaba. Só que não há, ainda, definição de lançamento oficial. O deputado estadual Helinho Zanatta (PSC), por exemplo, é um que pode definir pré-candidatura ou ver a quem dará apoio em 2024. Questão de tempo.

 

HARMONIA

Entre um caldeirão e outro, normalmente fervendo, o idoso e cansado Capiau observa que, dos lados do Edifício do Centro Cívico e do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (leia-se advogado e jornalista José Osmir Bertazzoni), os ânimos estão para o lado positivo dos entendimentos sobre o lado jurídico do aumento aos servidores. Palmas para todos.

 

PEDIATRIA — I
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Superintendência de Urgências e Emergências, informa que o atendimento da pediatria na UPA Rezende estará suspenso das 7h, de sábado, 10/06, até domingo, 11/06, às 19h, devido ao não preenchimento da escala médica nesta especialidade; nos demais períodos o atendimento funciona normalmente.

 

PEDIATRIA — II

O cidadão que precisar do atendimento pediátrico de urgência pode se dirigir a qualquer umas das outras três UPAs da cidade: Vila Sônia, Vila Cristina e Piracicamirim. Para minimizar os impactos decorrentes da suspensão do atendimento na pediatria à população, a SMS disponibilizará transporte para os pacientes pediátricos que procurarem a UPA Vila Rezende e não tiverem condições de se deslocar até as outras unidades.

 

TRINDADE

Apesar de não se declarar candidato a prefeito ou a vereador, ou vice-prefeito, o funcionário publico municipal aposentado Wilson Trindade não deixa de, todos os dias, manter contatos pelas redes sociais, falando de esportes, de saúde, dando graças a Deus por tudo e animando os amigos e ouvintes das suas manifestações. Ótimo, está animado, pelo menos.

 

RIBEIRO

José Luiz Ribeiro, ex-vereador e ex-secretário de Estado das Relações do Trabalho, entra para o governo do prefeito Luciano Almeida (PP). Zé Luiz, como é chamado pelos amigos, lidera o Partido Solidariedade em Piracicaba (SD) e vai para a equipe da Prefeitura Municipal no lugar do empresário José Luiz Guidotti Junior, o Júnior Guidotto, como é chamado. São mudanças e Luciano Almeida que pensam, tranquilamente no ano que vem, 2024, quando acontecerão eleições municipais.

 

NOVO

O Partido Novo em Piracicaba vai discutir, das 9 às 12 horas, a cidade de Piracicaba, em evento no Salão do Varanda, ao lado do Restaurante Porto da Praia, que contará com palestra do ex-vereador Pedro Cruz, às 9h30. Cruz faz parte da ONG Pira21. Já às 11h, o presidente estadual da legenda, Ricardo Alves, estará disponível para perguntas e respostas.

 

ZANIN — I

A jornalista Mônica Bergamo informa que autoridades do governo e do Judiciário que apoiaram a indicação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) estão empenhadas em isolar o senador Sérgio Mogo (União Brasil-PR) em sua batalha para que o nome do advogado seja rejeitado. “As chances de que Moto tenha sucesso são consideradas irrisórias”, escreve Mônica.

 

ZANIN — II

Ela acrescenta que a meta – dos aliados de Zanin – é que Moro fique falando sozinho e que a oposição não se some a ele a ponto de fazer “barulho grande” contra a escolha de Lula. Ela informa, ainda, que o governo federal tem consolidados 42 votos no Senado – um a mais do que o necessário para a aprovação de Zanin. Já a oposição tem 12 e 27 senadores se declaram “independentes”.

 

ZANIN — III

Não deixa de ser, no mínimo, “curioso” presenciar as “voltas que o mundo dá”. Se há apenas quatro anos, Sérgio Moro era considerado o todo-poderoso da Lava Jato e o piracicabano Cristiano Zanin “apenas” um jovem advogado que assumiu o caso do ex-presidente Lula, agora o jogo se inverteu. E, para esse Capiau, idoso e cansado, Zanin se engrandece, enquanto Moro se apequena.

 

FRENTE PARLAMENTAR

O deputado estadual Helinho Zanatta (PSC), vice-presidente da Alesp, é agora vice-coordenador da Frente Parlamentar das Regiões Metropolitanas, e defende a ideia de cada região tem suas peculiaridades e, em especial, cada cidade tem os seus detalhes. Por isso, é importante o debate sobre os temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima