Santa Casa – Equipes de enfermagem passam por treinamento sobre ostomias  

Treinamento foi oferecido pela empresa Hollister. Crédito: Divulgação

 

Equipes de enfermagem da Santa Casa de Piracicaba e a equipe de Enfermagem do Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, participaram do treinamento sobre os cuidados com ostomia, oferecido pela empresa Hollister em parceria com a Maxmedical, sob orientação dos enfermeiros dermato e estomaterapeutas Bruno Fernando da Silva, Élida Bandeira e Rosilene Guimarães.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Operadora Santa Casa Saude, Terezinha Carvalho, o treinamento está inserido no programa de educação permanente realizado com os funcionários para manter a excelência na qualidade do atendimento aos pacientes ostomizados.

“O Santa Casa Saúde oferece atendimento especializado apis o paciente receber alta hospitalar. Por esta razão, é importante compartilhar esse conhecimento com as equipes do Hospital que, por intermédio do Nadep (Núcleo de Aprimoramento e Desenvolvimento de Pessoas), convocou os funcionários para participarem dessa capacitação sobre como lidar com as ostomias de pacientes durante a internação”, explicou a enfermeira. Ela lembra que após a alta hospitalar, esses pacientes continuam sendo assistidos ambulatorialmente pelo programa de Ostomizados do Santa Casa Saúde, que fornece todo material de ostomia e adjuvantes, além do acompanhamento, orientações ao beneficiário e família para que eles possam lidar com essa nova realidade.

No Brasil, o número de ostomizados já ultrapassa 400 mil, segundo dados do Ministério da Saúde. São pessoas que devido à má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas, foram submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina.

“É de fundamental importância que esse paciente e familiares sejam bem orientados desde o pré-operatório seguido das orientações e conscientização do paciente quanto ao seu auto cuidado e seu convívio social. Além disso, o paciente precisa receber alta já com uma previsão de material suficiente para utilizar em casa até seu retorno com a Enfermeira do Saúde Inteligente, que vai acompanhá-lo por meio de sua equipe multiprofissional e fornecer mensalmente o material necessário”, explicou Terezinha.

De acordo Terezinha, o mais importante é que o ostomizado não tenha dúvidas e que ele saiba como e onde buscar as informações necessárias. Outro aspecto relevante é a permanente qualificação das equipes assistenciais para o melhor cuidado a esse paciente. “As tecnologias existem; porém, temos que estar preparados para saber utilizá-las e preparar o paciente e sua família para essa nova condição”, finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima