Unimed Piracicaba – Cooperativa apoia o Maio Amarelo

Palestras marcam o Maio Amarelo na Unimed Piracicaba. Crédito: Giovanna Santos/Unimed Piracicaba

 

A Unimed Piracicaba, por meio dos departamentos de Recursos Humanos, Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promoveu, este mês, ciclo de palestras para colaboradores sobre conscientização e direção segura no trânsito. A agente Graziella Rizza e o chefe de educação e segurança, Ricardo Piton, da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), mais Rinaldo Motta, gerente de vendas da Aversa Motos, comandaram a roda de conversa.

“O movimento é fundamental para reflexão das equipes, sobretudo para mostrar que todos nós temos responsabilidades a serem assumidas no trânsito, além de ser uma oportunidade de incutir a mensagem de que a escolha pela vida deve ser prioridade”, ressaltou Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, respectivamente. As mortes em decorrência de acidentes de trânsito configuram a oitava principal causa de óbitos no Brasil. Só em 2021, foram registradas 31.468 mortes no país.

Na Unimed Piracicaba, segundo monitoramento interno, sete acidentes de trajeto — quando um colaborador da empresa sofre intercorrências no percurso da residência para o local de trabalho ou vice-versa — foram registrados apenas neste primeiro quadrimestre deste ano, contra três no mesmo período em 2022.

“Enquanto instituição de saúde, devemos, sim, garantir a integridade física e mental das equipes que atuam no Hospital Unimed e sedes da Cooperativa. A melhor forma de resolver este problema é educar e informar sobre os riscos que uma atitude irresponsável pode ocasionar na vida do condutor e daqueles envolvidos em um acidente de trânsito. Responsabilidade é fundamental”, enfatizou o dirigente.

Para o gerente de RH da Cooperativa, Mauro Rontani, a parceria com a Semuttran e Aversa Motos foi de grande importância. “Nossa intenção é sempre divulgar a campanha Maio Amarelo de forma simples e objetiva, pois propagar a mensagem de paz e tolerância no trânsito faz parte da nossa política corporativa”, disse.

A ação também foi vista positivamente por colaboradores. “Observei, durante as orientações, que muitos comportamentos e vícios devem ser banidos do nosso dia a dia. A atualização de dados foi importante para dar aquele choque de realidade, afinal o simples respeito às regras de trânsito ajudam a diminuir, significativamente, o número de ocorrências”, finalizou Paulo Carrenho, gerente do departamento de Contabilidade da Cooperativa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima