Educação – Vacina contra meningite é ampliada para profissionais

Seguindo orientações do governo estadual, Saúde libera vacinação contra meningite para profissionais da Educação. Crédito: Divulgação

 

A vacina meningocócica C estará disponível para este público até julho, seguindo orientação do Programa Estadual de Imunização, informa secretário Filemon Silvano

A Secretaria Municipal de Saúde, atendendo a orientação do Programa Estadual de Imunização, amplia a vacinação contra a meningite C aos profissionais da Educação, que estão em contato direto com os alunos em sala de aula. A vacinação segue até o mês de julho/2023 ou enquanto durarem os estoques disponíveis enviados pelo Estado à cidade.

A imunização ocorre em 68 unidades de saúde da cidade: CRABs e UBSs, das 8h às 15h (exceto CRAB Paulista), e PSFs, das 8h às 16h. No momento da imunização, deverão ser apresentados documento de identificação com foto ou apenas o Cartão Pira Cidadão, além da caderneta de vacinação e comprovação de vínculo com as instituições de ensino.
A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal podendo ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos. A imunização evita a ocorrência de surtos, sequelas e óbitos.

É importante destacar que a vacina contra o meningococo C segue disponível para crianças de até um ano de idade na vacinação de rotina. Crianças com até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade recomendada e os trabalhadores da Saúde, também podem ser vacinados.

Outro grupo que pode se imunizar são os adolescentes de 13 e 14 anos. Para eles, será oferecida, até o mês de junho, a vacina meningocócica ACWY. Para os adolescentes de 11 e 12 anos, a vacina meningocócica ACWY está disponível nas unidades de saúde na vacinação de rotina.

Filemon Silvano, secretário de Saúde, lembra que esta é uma ação de prevenção à meningite. “Pedimos aos profissionais da educação que se imunizem e orientamos, também, aos pais ou responsáveis que mantenham a caderneta de vacinação dos seus filhos atualizada.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima