LUCIANO ALMEIDA NO PP
Na tarde de quarta (31), em Brasília, ao lado do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Partido Progressista (PP), e do deputado federal Maurício Neves, presidente estadual do partido, o prefeito Luciano Almeida (PP) assinou a filiação ao PP (Partido Progressista). Confirmado: o passarinho que revoou o Campestre, num por de sol, e deu a dica ao Capiau, não errou na previsão.
ESTRATÉGIAS — I
Circulam comentários nos corredores do Centro Cívico que virá uma mudança de secretariado que causará um forte impacto no meio político e empresarial, tanto no nome de quem sai como no escolhido pelo prefeito Luciano Almeida (sem partido?) para ocupar a vaga. Isso deixa claro que, na dança das cadeiras secretariais, há sinais da entrada, de cabeça, no jogo político-eleitoral de 2024. Já tarde ou no tempo certo?
ESTRATÉGIAS — II
Esse idoso e cansado Capiau — não menos observador da política piracicabana e da Região — vê que o prefeito Luciano Almeida pensa na reeleição — numa demonstração de que fará tudo para impedir a volta do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) — já está substituindo quadros técnicos por nomes políticos. E os nomes como de Edvaldo Brito, secretário executivo do Diretório Estadual do Avante; do ex-vereador Reinaldo Pousa, por exemplo, são exemplos dessa mudança.
ESTRATÉGIAS — III
Com a secretária Nancy Thame à frente da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura), serão pelo menos quatro presidentes de partidos ocupando estrategicamente cargos na gestão de Luciano Almeida. Se não for para a reeleição, o prefeito está, no mínimo, se resguardando para não mais correr riscos como do pedido de abertura de processo de cassação, arquivado por um voto de diferença.
PERGUNTA
Existe, mesmo, uma desavença entre a secretária Nancy Thame, da Sema, e da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo, por causa do voto favorável da edil pelo pedido de abertura do processo de cassação contra o prefeito Luciano Almeida? Apenas uma pergunta, sem ofensa, mas isso ficou engasgado para qualquer pessoa que gosta ou tenta analisar a ação política na cidade. Ou seria normal?
ENCONTRO
Hoje, a deputada estadual Professora Bebel (PT) tem encontro com sindicalistas de Piracicaba, reunindo o Conespi, instituto que é a soma de todas entidades sindicais da cidade. Em outras palavras, Piracicaba já vive mesmo o clima de 2024 bem antes, pensando nas eleições do ano que vem. A deputada Bebel — a mais destacada liderança de esquerda na Região, como interlocutora com o presidente Lula (PT) — foi lançada, recentemente, pré-candidata a prefeita de Piracicaba.
CAFEZINHO
De passagem por São Paulo na terça feira, o presidente do Partido Republicanos em Piracicaba, Vanderlei Giangrossi, foi recebido pelo deputado estadual Alex Madureira (PL). Certamente, 2024 esteve na agenda na conversa entre eles. O Partido Liberal (PL), do deputado e o PR, do presidente Giangrossi, devem estar juntos em Piracicaba, em São Paulo e no Brasil todo nas eleições do ano que vem. Esse compromisso já está firmado pelas cúpulas nacional e estadual.
HOMENAGEM
Por reconhecer a importância da data, a Legião da Boa Vontade (LBV) homenageia todos os profissionais que exercem seu ofício com ética e responsabilidade e não medem esforços para transmitir a informação de forma correta e sempre precisa. A data de 10 de setembro foi mudada para 1º de junho pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo nascimento do patrono da profissão, Hypolito José da Costa. Agradecemos.
CEBOLA
A comemoração dos 54 anos da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) acontece nesta quinta-feira (01), a partir das 9 horas, com distribuição gratuita de aproximadamente 500 litros da tradicional Sopa de Cebola para degustação dos participantes da festa. O evento será realizado no Entreposto de São Paulo, na Vila Leopoldina, com presença do ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Com o friozinho, melhor ainda.
ENCONTRO
No grupo, ou turma, da janta, criado pelo ex-prefeito Adilson Maluf, o prefeito Luciano Almeida (ao centro), com Adolpho Queiroz (Republicanos) à esquerda e o engenheiro Sérgio Maluf Chaim, durante confraternização. Saindo mais, reunindo mais, conversando mais, articulando mais… o prefeito é candidato à reeleição? O caldeirão político está fervendo cada dia que passa e aumenta o número de candidatos e as estratégias de campanha estão aparecendo aos poucos, lentas e cuidadosas como sempre.