Caldeirão Político

NA CJ

Momento de descontração do prefeito Luciano Almeida (sem partido), ao lado de funcionários e colaboradores da CJ Brasil, quarta (24). Com os pedidos de todos os lados, adversários políticos em ação, visando 2024, nada melhor do que um instante de divertimento. O Capiau, idoso e cansado, agradece a paciência de quem tirou a foto e lhe falta crédito (risos).

 

NO PP?

Um passarinho revoou o Campestre na boca da noite, bem no finalzinho do pôr do sol, e contou a este idoso e cansado Capiau que o prefeito Luciano Almeida (sem partido, ainda) está quase certo, ou certo, para ingressar nas fileiras do Partido Progressista (PP), cujo presidente nacional é o senador Ciro Nogueira, do Piauí. Está na linha dos partidos a que sempre pertenceu. Em Piracicaba, o PP tem, na Câmara Municipal, os vereadores Acácio de Godoy e Gilmar Rotta. Ontem, alguém comentou que seria o Avante, quem sabe?

 

ESPECIAL – I

O empresário Edvaldo Brito — secretário-executivo do Diretório Estadual do Partido Avante — é o novo assessor especial do prefeito Luciano Almeida (sem partido, ainda), para tratar, de forma institucional, das relações políticas com o Poder Legislativo, juntamente com os secretários municipais e, dessa forma, ampliar o atendimento à população. Ótimo.

 

ESPECIAL – II

Na essência, Edvaldo Brito assume a função para que os vereadores tenham, cada um a seu modo, participação na administração pública municipal, já que fazer política é, também, atender a população através dos edis. Com isso, calcula-se que a base do prefeito Luciano Almeida na Câmara Municipal vai girar em torno de 16 dos 23 vereadores. E outros em torno de sete, claro, farão oposição, o que é saudável quando o interesse maior é o da coletividade.

 

CJ BRASIL – I

Durante a cerimônia de inauguração da nova da fábrica de bioinsumos da CJ Brasil, realizada quarta (24) em Piracicaba, o prefeito Luciano Almeida (sem partido) aproveitou para contar aos seus interlocutores detalhes da vinda da multinacional para o município, quando ocupava o cargo de secretário municipal de Indústria e Comércio em 2005.

 

CJ BRASIL — II

Luciano disse que a disputa pela CJ Brasil, primeiro se deu entre países, depois entre estados e, por último, entre cidades, lembrando que na etapa final os coreanos já haviam optado por instalar a sua fábrica no município de Ribeirão Preto. É por aí que Barjas Negri (PSDB), prefeito na época, conta.

 

CJ BRASIL — III

Inconformado com a escolha, Luciano pediu uma chance a mais para os empresários coreanos, alugando de última hora um avião para sobrevoar a cidade e escolher com eles uma área próxima ao Rio Piracicaba, paisagem linda. A jogada deu certo e os coreanos foram os primeiros a se instalar no Itaperu, hoje o famoso distrito do Uninoroeste.

 

CJ BRASIL — IV

A nota engraçada desta saga é que a Prefeitura nunca ressarciu Luciano Almeida pelo aluguel do avião naquela oportunidade, alegando que nunca nenhum secretário havia feito isso antes. Sendo assim, ele teve que pagar do seu próprio bolso pela viagem de avião que mudou a história da indústria piracicabana. É vero.

 

RETROCESSO

Os críticos aos tucanos em Piracicaba não se cansam de afirmar que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é um retrocesso para o Brasil e, especialmente, para Piracicaba, referindo-se ao ex-prefeito Barjas Negri, um dos mais destacados líderes da legenda no País, notadamente no Estado de São Paulo e principalmente em Piracicaba. Quem decide, claro, é o eleitor. No caso, em outubro de 2024.

 

LIBERAL

O deputado estadual Alex Madureira (PL) — o seu logo continua como “de Madureira”, bom ver isso — está feliz por ter assumido, interinamente, a liderança do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). No Palácio Nove de Julho, o deputado reeleito está acelerado e animado nos corredores para alianças, pensando em 2024 em Piracicaba.

 

JUNTOS

O presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) até artigos estão escrevendo. A quatro mãos, saiu no jornal O Estado de São Paulo texto de ambos sobre a neoindustrialização no Brasil. Mas fica uma pergunta para os políticos locais: o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) vão se unir em Piracicaba para 2024? O Capiau, idoso e cansado, acha que sim. Acha, claro.

 

COLLOR

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Fernando Collor de Mello por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo nota do G1, o tema girou em torno de 30 milhões de reais. A denúncia vem desde 2015 e Collor, que perdeu eleição em Alagoas para governador, estava na base aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como um dos 81 da Câmara Alta. Passou por nove partidos, sendo que agora está no PTB.

 

DIA DO DESAFIO

A próxima quarta, 31 de maio, será o Dia do Desafio. O evento, de cunho internacional, busca motivar a população para a prática de exercícios físicos, favorecendo a saúde física e mental, a harmonia e a convivência social. Isso faz bem para as pessoas, garante este Capiau, idoso e cansado, mas disposto a caminhar. E muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima