Câmara – PL institui o ‘Dia Municipal de Combate à Aporofobia’

O “Dia Municipal de Combate à Aporofobia” pode ser instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio do projeto de lei 31/2023, aprovado em primeira discussão na reunião ordinária desta segunda-feira (22).

O vereador Thiago Ribeiro (PSC), autor do projeto de lei, descreve na justificativa da propositura que a palavra aporofobia tem a sua raiz etimológica do grego á-poros: “pobre, desamparado, sem recursos”, acrescido de fobia, ou seja, a aporofobia significa “repúdio, aversão ou desprezo pelos pobres ou desfavorecidos”.

“Ultimamente, está sendo amplamente utilizado em artigos jornalísticos e em livros para advertir sobre o fato de que se empregam palavras como ‘xenofobia’ ou ‘racismo’ para classificar o rechaço a imigrantes ou refugiados, quando na verdade essa aversão não advém da condição de estrangeiros e sim da situação de pobreza em que se encontram”, afirmou Thiago Ribeiro.

Na declaração de voto, a vereadora Silvia Morales (PV) do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, parabenizou Thiago Ribeiro pela iniciativa e informou que irá apresentar novamente o projeto que institui o combate à arquitetura hostil. “Isso está muito em voga, está sendo muito discutido e é real”, afirmou.

Já o vereador Acácio Godoy (PP) afirmou que o ódio não é do imigrante e sim de quem é pobre. “Que a gente evolua no combate a todos os preconceitos e fogo nos racistas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima