Zoonoses – Laranjal Paulista registra 99 casos de dengue durante esta semana

Nova etapa do fumacê foi iniciada para combater a proliferação do mosquito

 

Laranjal Paulista registrou, na última semana, 99 casos de dengue. Ao todo, foram 2.572 notificações este ano, sendo 95 em janeiro, 319 em fevereiro, 934 em março, 900 em abril e 324 em maio. Felizmente não houve nenhum óbito. Apesar de uma ligeira queda no número de casos, as ações realizadas pelo poder público em parceria com a população, devem ser mantidas para diminuir ainda mais as confirmações da doença. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde deu continuidade, na quarta-feira (17), a uma nova etapa do fumacê, serviço feito com aplicação de inseticida, com o intuito de combater a circulação do mosquito em mais de 40 locais diferentes do município. Essa medida será encerrada na próxima segunda-feira (22), após aspersão nos distritos de Laras e Maristela.

A Secretaria de Saúde mantém a campanha de conscientização com distribuição de cartilhas, carros de som, divulgação em veículos de imprensa e nas mídias sociais e ampliando os serviços dos agentes de inspeção de residências e estabelecimentos comerciais. O Programa Cata-Treco, que tem o objetivo de deixar a cidade limpa e longe da propagação do inseto, também foi realizado mais de uma vez. O funcionamento do Posto de Saúde Central ainda permanece aos sábados, das 8h às 16h, a fim de atender pessoas com suspeita e realizar testes de dengue e COVID-19.

Todos podem ajudar evitando a proliferação do vetor da doença, permitindo a entrada da equipe de controle de endemias em suas casas e eliminando os objetos que possam acumular água da chuva. A atenção nos vasos das plantas que podem servir como depósito dos ovos do transmissor é outro passo necessário. A cooperação dos moradores é fundamental para impedir o surgimento de novos casos. Colabore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima