Reunião Ordinária – Políticas de bem-estar animal são apresentadas na Câmara

Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA) foi inaugurado em março. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

O assessor de políticas públicas do Núcleo de Bem-Estar Animal, Matheus Santos utilizou 30 minutos do expediente da Câmara, por meio do requerimento 347/2023, de autoria da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), para explanar sobre as novas políticas de manejo do núcleo. Para Matheus Santos, “é de suma importância” que as novas ações em desenvolvimento as e as mudanças que já ocorreram sejam divulgadas.

Na explanação, o assessor de políticas públicas apresentou as principais atividades do Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA), que foi inaugurado em março e é responsável pela divisão de animais silvestres e domésticos, os setores de Bem-Estar Animal e o Disk Animais.

Ele destacou que a reforma do DBEA, sediado no mesmo endereço do Centro de Controle de Zoonoses, a criação de setores e a ampliação da mão de obra propiciou “o bem-estar de fato”.

Entre os novos setores do departamento, Matheus Santos destacou o setor de adoção de animais, já que é crescente o atendimento de animais abandonados no município e a guarda responsável, uma parceria com a Guarda Municipal de Piracicaba. “Essa união faz a força e a diferença na questão de resgate de animais, no combate aos maus-tratos”, afirmou.

Matheus Santos destacou o aumento no número de castrações que, em 2022, passaram de 6 mil e até maio de 2023 já são mais de 4 mil. “Pretendemos encerrar o ano com 8 mil castrações e conseguimos ampliar os números com várias ações, como a união, o trabalho em conjunto e a reestruturação com a mesma equipe”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima