Educação – Secretaria retoma capacitação sobre STEAM para servidores

A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba retomou ontem, 17, os trabalhos de formação sobre o STEAM em 2023 na Rede Municipal de Educação. Em mais um ano de parceria com a Fundação ArcelorMittal, professores referência do Programa de Escola em Tempo Integral (ETI), supervisores, formadores, diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino participaram do Workshop STEAM, auxiliando na inclusão da tecnologia e inovação na educação dos alunos.

Neste ano, além de todos os educadores do Ensino Fundamental, estão contemplados os educadores que atuam na Educação Infantil para participarem do Prêmio Liga STEAM. Em 2022, foram capacitados 622 professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal.

A ação é patrocinada pela Fundação e realizada pela Tríade Educacional, com o intuito de desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.

“A Fundação ArcelorMittal é uma grande parceira da Secretaria Municipal de Educação, realizando esse e outros projetos que impactam positivamente a comunidade escolar. A formação STEAM abrangerá educadores de toda a Rede, contribuindo com o desenvolvimento integral dos alunos, e dela fomos premiados nacionalmente pela iniciativa da EM Antonia Benedita Eugênio. A Rede é muito capaz e aproveitará muito mais esta oportunidade”, comenta o secretário Bruno Roza.

DOAÇÃO DE LABORATÓRIOS – Aliado ao trabalho realizado nas formações da Liga STEAM, a Fundação ArcelorMittal entregou à Prefeitura de Piracicaba, no mês de março, dois laboratórios de robótica e tecnologia para uso na Rede Municipal de Educação. O primeiro foi o Lab Mentes Brilhantes, implantado na Secretaria Municipal de Educação, e o outro foi o Lab Steam – pela conquista do Prêmio Liga Steam, pela Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio.

O primeiro espaço é situado no prédio da Secretaria Municipal de Educação passou por ampla reforma, recebendo nova mobília e kits de robótica Lego, notebooks e tablets. A sala está à disposição e para o uso das 124 escolas – tanto de Ensino Infantil, quanto de Ensino Fundamental I – que compõem a Rede de Educação Municipal de Piracicaba.

Já o segundo foi instalado na escola do Jardim Gilda no ano passado pela conquista do Liga STEAM com o projeto Superarquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade. A unidade recebeu o ambiente de inovação no valor de R$ 340 mil, oportunizando aulas de modelagem 3D, experimentos com impressoras 3D e contato com computadores de alta tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima