Gastronomia – Festa tem pratos típicos de 17 nações

Os restaurantes da 38ª Festa das Nações contemplam pratos típicos de 17 nações, sendo quatro novas: África do Sul, Áustria, Congo e Moçambique

Para atender a todos os gostos, a 38ª Festa das Nações terá grande diversidade na gastronomia e na programação cultural. De viola caipira a danças folclóricas, passando por maracatu e jazz, serão mais de 20 artistas que se apresentarão no Palco Principal, enquanto os participantes podem degustar pratos típicos nos 17 restaurantes do evento. A Festa das Nações começa hoje, 17, com abertura dos portões às 19h, e segue até o domingo, 21, no Engenho Central.

A primeira apresentação, na quarta, fica por conta de Mazinho Quevedo, que sobe ao palco às 21h. Na sequência, às 22h, será a vez do conjunto de choro Água de Vintém. Na quinta, o grupo de dança Cor & Corpo se apresenta às 21h, seguido pelos shows, às 22h, do Hot Club de Piracicaba e Eloy Porto Neto. Já a sexta será reservada para as orquestras Sinfônica de Piracicaba, às 21h, e a Piracicabana de Viola Caipira, às 22h.

No sábado, os shows começam às 13h, com a apresentação Aprendendo a Música, seguido de Unanga, Maracatu Baque Caipira, Samba de Lenço, Orquestra Berimbau e do grupo de tradição suíça Tanzgruppe Helvetia. Às 19h, o público poderá acompanhar apresentação cultural coreana, a Orquestra Educacional de Piracicaba e a Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

No domingo o grupo Carimbó Pai d’Égua abre a programação de shows, às 11h, seguido do Grupo de Dança Folclórica Raízes de Portugal, Studio 415, Dança Espanhola, Circolo Trentino de Santa Olímpia, Congada de São Benedito e Grupo Karon Kali de dança árabe, que fecha o evento.

As rainhas da 38ª Festa das Nações, que representam as 17 nações, se apresentam todos os dias no Palco Principal: às 20h, na quarta, quinta e sexta. No sábado, apresentação será às 20h e no domingo às 15h. As bandas Máfia do Jazz e Mississipi farão apresentações itinerantes no evento.

CARDÁPIOS – Os restaurantes da 38ª Festa das Nações contemplam pratos típicos de 17 nações, sendo quatro novas: África do Sul, Áustria, Congo e Moçambique, que integram o circuito gastronômico com Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça. O cardápio completo da 38ª Festa das Nações de Piracicaba está disponível no site festadasnacoes.org.br, no botão Instituições e Cardápios. É só acessar, clicar na bandeira da nação e conferir. É importante destacar que todos os restaurantes estarão abertos todos os dias para o público da festa.

Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações, que completa 40 anos em 2023, é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.

SERVIÇO – 38ª Festa das Nações de Piracicaba. De 17 a 21 de maio, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Site: www.festadasnações.org.br. Facebook: festadasnacoesdepiracicaba. Instagram: festadasnacoesdepiracicaba

 

TCI: ônibus para o Engenho será a cada 30 minutos

As pessoas que preferirem podem chegar com facilidade até a Festa das Nações de ônibus e também por carro de aplicativo. No caso dos ônibus, a Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran) criou a Linha 001, que vai funcionar entre os dias 17 e 21, com viagens do Terminal Central de Integração (TCI) até o Engenho Central, a cada 30 minutos. A linha será gratuita.

A linha sairá da plataforma B1 do TCI e seguirá até a avenida Beira Rio com desembarque final entre as ruas XV de Novembro e Rangel Pestana. O retorno ao TCI começa a partir das 17h15, até as 23h15, da ponte Estaiada. No sábado, as saídas acontecem a partir das 9h, com retorno a partir das 9h15 até as 23h15.

No domingo, saídas do TCI das 9h até as 19h. O retorno para o TCI será das 9h15 até as 19h45. Todas as informações podem ser acessadas no site da Transporte TUPi (https://www.tupitransporte.com.br/) em Linhas e Itinerários.

Os veículos por aplicativo também terão um local próprio para embarque e desembarque na avenida Beira Rio, entre as ruas XV de Novembro e Rangel Pestana. O acesso ao local é exclusivo pela rua XV de Novembro.

As pessoas com deficiência também terão atenção especial para curtir a Festa das Nações. Veículos do Elevar, sistema de transporte adaptado da Prefeitura de Piracicaba, farão embarque gratuito de pessoas com deficiência (PCDs), em área no estacionamento do posto de combustíveis 3S (avenida Presidente Kennedy). A pessoa com deficiência poderá embarcar com um acompanhante. Na quarta, quinta e sexta, as vans do Elevar fazem o transporte das 18h à 1h. No sábado e domingo, das 9h à 1h.

BILHETERIAS – A Festa das Nações de Piracicaba possui quatro bilheterias de acesso: Passarela Pênsil (avenida Beira Rio); Ponte Estaiada (avenida Beira Rio); Mirante (avenida Maurice Allain); e Ponte do Morato (avenida Sérgio Caldaro) – acesso apenas para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e moradores locais. Não há estacionamento oficial próximo a esta bilheteria.

 

Hyundai doa Novo HB20 para rifa da 38a Festa das Nações

A Hyundai Motor Brasil estará na 38ª edição do evento, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, no Parque do Engenho Central da cidade. Como já é tradição, a fabricante doará um carro como prêmio da rifa beneficente promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FUSSP). A renda da rifa, assim como toda a arrecadação da festa, será destinada a dezenas de entidades sociais do município que atuam em causas como educação, assistência social, esporte e saúde.

Neste ano, o modelo doado pela Hyundai será o Novo HB20 na versão Limited, na cor Prata Brisk  e equipado com motor 1.0, que tem valor sugerido de R$ 91.190 e se destaca por itens de segurança como seis airbags, câmera de ré, acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro, além de central multimídia de 8”, sistema de conectividade Bluelink e rodas de liga leve diamantadas de 15”.

Além da doação do carro, a Hyundai participará da festa com atrações gratuitas, alusivas aos 60 anos da Imigração sul-coreana no Brasil, comemorados em 2023, contando com a parceria do Centro Cultural Coreano de São Paulo, responsável, entre outras coisas, por enviar os artistas que se apresentarão no palco principal no sábado. “Nestas atividades, traremos um pouco do Hallyu, que é a onda de modernidade coreana que se espalha pelo mundo e tem tudo a ver com a Hyundai. Teremos a mistura com o que há de mais tradicional daquele país”, explica Martins.

 

 

 

50 anos

Salão de Humor terá duas exposições

 

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que no dia 26/08 deste ano abre a emblemática edição de número 50, participa da 38ª Festa das Nações com duas exposições com obras do acervo. Na exposição O Salão de Humor é Nosso, montada na tenda principal da Festa das Nações, no centro do Grande Pátio do Engenho Central, 50 trabalhos de todas as 49 edições do evento contam a trajetória do principal salão de humor gráfico do mundo.

A curadoria é de Junior Kadeshi, diretor do Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), que realiza anualmente o Salão Internacional de Humor de Piracicaba por meio da Prefeitura de Piracicaba e da Semac (Secretaria da Ação Cultural). “É um paralelo do riso, um dos objetivos do Salão de Humor, com os sabores do mundo, o que oferece a Festa das Nações. Coisas boas que os dois eventos trazem do mundo a Piracicaba”, conta Kadeshi.

A outra ação dentro da 38ª Festa das Nações, chamada simplesmente Exposição Salão de Humor, montada próxima ao restaurante Portuguesa, traz 80 obras de diversos países, como Brasil, Alemanha, Argentina Itália e Irã, que fizeram parte da edição de 2022. “A ideia é mostrar ao piracicabano que, apesar de ser internacional, o Salão de Humor é nosso, é de Piracicaba para o mundo”, finaliza o diretor do Cedhu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima