Causas naturais – Aos 19 anos, morre Taigra, a onça-pintada do Zoo Municipal

A onça-pintada Taigra foi encontrada ainda filhote, sozinha, no Mato Grosso e viveu em Piracicaba por quase 17 anos

Moradora do Zoo Municipal desde 2006, a onça-pintada Taigra morreu na quinta-feira, 11. O animal já era idoso – tinha 19 anos – e recebeu todos os cuidados necessários da equipe do Zoológico. Taigra morreu de causas naturais em decorrência da idade.

De acordo com Marianna Curi, médica veterinária e diretora do Zoo, uma onça-pintada criada em cativeiro tem vida prolongada em relação à que vive na natureza. “A expectativa de vida de uma onça-pintada na natureza é de 12 a 15 anos, mas em cativeiro pode chegar a 20 anos”, disse.

Taigra foi encontrada ainda filhote, sozinha, com aproximadamente quatro meses, na área urbana da cidade de Marcelândia, no Mato Grosso. Segundo Marianna, a mãe de Taigra possivelmente havia sido morta por caçadores. Constatando a procedência do animal e a não capacidade da reintrodução ou soltura, Taigra foi encaminhada para uma unidade do Ibama em Sinop.

Em maio de 2004, foi enviada para um Criadouro Conservacionista em Mogi Guaçu, em São Paulo, que foi desativado em 2006. No mesmo ano, 29/12, ela foi transferida para o Zoo de Piracicaba, onde viveu até seus últimos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima