Obesidade (VII) – Anorexia Nervosa

Dentre os distúrbios alimentares mais comuns já falamos do comer compulsivo. Mas a pessoa que sofre de anorexia nervosa desenvolve uma rejeição à comida. Mesmo nunca tendo sido obesa tem uma distorção em sua imagem corporal a tal ponto que criam hábitos obsessivamente voltados ao emagrecimento, como se estivessem sofrendo de uma obesidade enorme, com total perda de controle da situação. A anorexia pode aparecer isolada ou associada a bulimia, da qual ainda falaremos.

As vítimas da anorexia são predominantemente mulheres em fase jovem adulta que buscam pelo corpo idealizado e mitificado pela mídia. É o que desencadeia e sustenta o distúrbio. Mulheres entre 30 e 40 anos também são vítimas.

Para a medicina, é preciso ter influências genéticas com traços de depressão ou obsessão. Ao mesmo tempo admite-se maior incidência do problema em profissões em que o físico é um fator determinante (modelos, aeromoças, bailarinas e ginastas). A pessoa se convence que precisa emagrecer e o melhor jeito é cada vez comer menos. Convencer a pessoa do contrário é a coisa mais difícil do tratamento. O apoio familiar é muito importante.

Os principais sintomas:

  • Excesso de preocupação com a alimentação, temendo a engorda;
  • Culpa e ansiedade desproporcional por sair da dieta;
  • Mesmo os outros dizendo que a pessoa está magra, com roupas largas, ela se percebe com excesso de peso.

A Floresta Amazônica está desaparecendo no ritmo de um território como o de Sergipe a cada ano e meio. A floresta, a mais rica e a maior do mundo, estende-se por nove países da América do Sul, mas 60% de sua área está no Brasil.

 Tenho contato com algumas mulheres aparentemente cultas e inteligentes de um site, mas noto uma distância entre o que dizem procurar e o que realmente procuram. Quando envio um e-mail demonstrando intenção séria em um relacionamento logo se esquivam. Algumas desabafam, relatam frustrações e decepções, e quando convidadas para um encontro não respondem mais minhas mensagens. Onde estou errando?

A distância que percebe entre o que expressam querer e o que querem de fato é um efeito mais perceptível virtualmente. Na rede somos imagens, representações. Passamos, mesmo sem que haja intenção, uma imagem ao outro na qual ele se baseia para formar um conceito. O mesmo nos ocorre. O próprio fato de expressar essa distância provavelmente esteja fundamentado na imagem que formou delas. O universo simbólico se enlaça com o imaginário criando conceitos que geralmente não se confirmam no dia-a-dia.

Quanto aos convites não tenho como comentar. Pode estar sendo precipitado, mas é muito arriscado afirmar isso.

Uma coisa você pode tirar como lição: se elas forem mesmo cultas e inteligentes como mencionou, isso não é garantia alguma de bom inicio de relação. Mas isso também é passível de equívoco.

Talvez deixar suas reais intenções mais claras em seu perfil poderá ajudá-lo a afastar quem não lhe interessa evitando se frustrar. No início da conversa isso também pode ser transmitido indiretamente.

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima