Ao todo, foram feitas 32 indicações e sugeridas três moções de pesar e uma de congratulações e aplausos
A Câmara Municipal de Rio das Pedras realizou na segunda-feira, 8 de maio, a 12a. Sessão Ordinária de 2023. Na ocasião, foram feitas 32 indicações e sugeridas três moções de pesar e uma moção de congratulações e aplausos. Além disso, foram apresentados dois requerimentos e dois projetos de lei, de autoria do Prefeito Marcos Buzetto. Na sessão, ainda foram votados dois requerimentos e dois projetos de lei.
As indicações incluíram pedidos de melhorias no trânsito, reconstrução de asfalto, operação tapa buracos, construção de canaleta, limpeza e retirada de entulhos, desentupimento de bocas de lobo, conserto de ponto de ônibus, implantação de lombada, corte de mato alto, entre outros.
Moções também foram apresentadas: a moção de pesar pelo falecimento do jovem Valter José Rodrigues Junior, de autoria do vereador Geraldo José dos Santos (Professor Geraldo) (União Brasil); a moção de pesar pelo falecimento da Senhora Cleide Maria de Barros Pimpinato, de autoria do vereador Jeandre Deive Roncato (Nabuco) (PSDB) e da vereadora Vanessa Stocco Botam (PV); a moção de pesar pelo falecimento da Senhora Claudete Aparecida Ferraz Lopes, de autoria da vereadora Vanessa Stocco Botam (PV); e a moção de congratulações e aplausos a vencedores dos Jogos dos Trabalhadores de 2023, de autoria de todos os vereadores da Câmara.
Durante a sessão, os vereadores apresentaram dois requerimentos. Um deles, de autoria do vereador Jeandre Deive Roncato (Nabuco) (PSDB), solicita informações a respeito da Lei Municipal n.175, de 14 de abril de 1954, que dispõe sobre a criação do serviço municipal de dedetização de prédios. Por meio do outro requerimento, a vereadora Vanessa Stocco Botam (PV) solicita informações a respeito do convênio entre o município e o Estado, para asfaltamento da Avenida Carolina Mendes Thame, no Bairro Recanto Universitário.
Os projetos de lei de autoria do prefeito Marcos Buzetto foram colocados. Um dispõe sobre o desdobro de terrenos, no loteamento denominado Jardim São Carlos; o outro dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Rio das Pedras para o exercício de 2024.
Foram votados e aprovados, ainda, dois projetos de lei: o Projeto de Lei n. 8/2023, de autoria do vereador Jeandre Deive Roncato (Nabuco) (PSDB), que dispõe sobre a denominação da Rua Um do loteamento de interesse social “Jardim Ouro Fino”; e o Projeto de Lei n. 9/2023, de autoria do vereador Max Prestes dos Santos (União Brasil), que institui, no âmbito municipal, prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, ileostomia, urostomia, gastrostomia, traqueostomia ou utilizem bolsa de colostomia, e dá outras providências.
A partir deste ano de 2023, a Câmara conta também com uma nova profissional, Carol Galvão (Anne Caroline Galvão), tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A iniciativa busca ampliar as ações de inclusão e acessibilidade da Câmara.