Smads – Prefeitura entrega reforma do Cras Vila Sônia

Participantes com a flor – símbolo do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), entregou na manhã de ontem, 8, a reforma e revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sônia. Durante a cerimônia que reuniu autoridades, técnicos da Pasta, famílias e intérprete de libras, o prefeito Luciano Almeida anunciou melhorias para o Vila Sônia, que incluem drenagem em via urbana e novas instalações para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.

“Estou feliz por estar aqui. Além do Cras, aproveitei para visitar outras unidades públicas do entorno e gostaria de compartilhar, que além dessa reforma que permitirá melhor atendimento às famílias dessa região, temos projetos para outras melhorias que beneficiarão não apenas os moradores locais, mas também todos que percorrem esses espaços”, disse o prefeito Luciano Almeida.

Na abertura, idosos do Centro de Convivência Intergeracional (CCINter) Parque Piracicaba fizeram apresentação de dança e foram surpreendidos com a participação dos presentes, inclusive do prefeito, secretários e vereadores.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, falou sobre a importância da reforma do Cras para o público assistido e para os funcionários que atuam na unidade, além das conquistas da Pasta. “Este espaço será ainda mais utilizado e garantirá melhor atendimento às famílias. A Assistência Social tem conquistado um espaço considerável no município, com uma sede própria e totalmente acessível, reestrutura administrativa, ampliação no quadro de recursos humanos, entre outras”, ressaltou.

As obras realizadas nos Cras Vila Sônia contemplaram serviços de instalação de revestimento cerâmico e piso em granilite, pintura, manutenção do alambrado e piso externo, recuperação estrutural, de hidráulica e elétrica e serviços de pintura.

Os vereadores Josef Borges, Gustavo Pompeo, Valdir Vieira Marques, o Paraná, Ana Pavão e Zezinho Pereira também marcaram presença. “Temos, em Piracicaba, uma gestão atuante que articula e apoia ações conjuntas que dão resultados”, comentou Josef.

Pompeo parabenizou a reforma e falou sobre a importância de um Cras nos territórios. “Esse serviço é a porta de entrada da assistência social e para a população que necessita, é imprescindível que o espaço seja acolhedor”.

Paraná e Zezinho falaram sobre a visão do bom gestor em auxiliar a população e Ana Pavão, parabenizou a iniciativa do evento em priorizar as pessoas com deficiência, presentes na cerimônia, com a participação de um intérprete de libras.

Logo após o descerramento da placa de reforma, a equipe do Cras fez a distribuição de flor em EVA, simbolizando o Maio Laranja – de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Participaram do evento, além do prefeito e da secretária da Smads, Guilherme Mônaco de Mello, procurador-geral do município; Paulo Borges, secretário da Semozel, Filemon Silvano, secretário de Saúde, comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Nunes; além de representantes da Equipe Volante, Criança Feliz, Centro de Convivência Intergeracional Parque Piracicaba e Vem Viver e usuários da unidade.

CRAS – Os Cras são considerados a porta de entrada da Assistência Social. Essas unidades públicas oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio da execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As famílias acompanhadas participam de ações, oficinas e são orientadas para a inscrição no Cadastro Único.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima