Caldeirão Político

PESSOAL? – I

Com a decisão que derrubou a liminar sobre o pedido de cassação, a conversa que corre no quadrilátero da Câmara é de que, mesmo entre vereadores que são de oposição ao prefeito Luciano Almeida, há o receio de embarcar em um “pedido pessoal de cassação”. Ou seja, há quem veja no texto protocolado pelo instrutor de autoescola o “estilo” do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que se tornou desafeto do chefe do Executivo.

 

PESSOAL? – II

Essa avaliação tem como base uma certa “obsessão” que o parlamentar demonstra na tentativa de emplacar comissões com o intuito de incriminar o chefe do Executivo. Depois do colegiado instaurado para verificar verbas não utilizadas em obras de enchentes – cuja tese está sendo contestada por técnicos da Prefeitura –, agora o vereador conseguiu emplacar a comissão sobre “transgressões do prefeito”.

 

PESSOAL? – III

Assim, fica cada mais evidente para alguns parlamentares que, neste contexto, o pedido de cassação, que voltará a ser lido nesta quinta-feira (11), é parte de uma briga pessoal do vereador contra o prefeito, e não que esteja, necessariamente, baseada em evidências concretas de que o chefe do Executivo tenha cometido algum crime de responsabilidade.

 

PESSOAL? – IV

Este Capiau, idoso e cansado, nunca foi muito afeito a processos de cassação, os chamados Impeachment. No Brasil, dois presidentes foram apeados do poder após procedimentos de cassação e, tanto contra Fernando Collor de Mello, em 1992, quanto em Dilma Roussef, em 2016, houve poucas comprovações de crimes de responsabilidade – embora, evidentemente, os contextos políticos destes casos são bem distintos.

 

DESENVOLVE

O Governo de São Paulo disponibilizou junto ao Desenvolve SP dois bilhões de reais em linhas de crédito para desenvolvimento de projetos de prefeituras e autarquias municipais do Estado. O governador Tarcísio de Freitas falou sobre o trabalho conjunto com as gestões municipais para alavancar o desenvolvimento de todo o território paulista na abertura do 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto.

 

ALEGRIA

“É uma alegria grande estar aqui neste fórum que reúne prefeitos e vereadores, onde a gente reúne a esperança e a vivência política. Com certeza, o resultado do Congresso Estadual de Municípios será extremamente positivo e proveitoso”, afirmou o governador. “Os gestores municipais vão poder contar sempre com o Estado e sempre terão portas abertas no Palácio dos Bandeirantes. Eu e nossos secretários estamos prontos para atendê-los da melhor forma possível para, juntos, fazer a diferença”, reforçou.

 

POLÍTICA

Do gênio da literatura brasileira, Joaquim Maria Machado de Assis, um resumo da vida dos que fazem política ou mesmo Política: “Em política, não se perdoa nem se esquece nada”, escrito no começo do século passado. Seria uma realidade hoje?

 

VISITA

O deputado estadual Emídio de Souza (PT), ex-prefeito de Osasco, esteve em visita a Piracicaba semana passada, e registrou passagem pela redação de A Tribuna Piracicabana, sendo recebido pelo diretor Evaldo Vicente. Ele esteve acompanhado de assessores, destacando-se o anfitrião Adelino Francisco de Oliveira (à esquerda, ao lado de Emídio), que foi candidato a prefeito em 2020 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

 

HELINHO NA PECEGE

O deputado e vice-presidente da Alesp, Helinho Zanatta (PSC), visitou a nova sede do Pecege – Piracicaba instalada no bairro Santa Rosa, dentro do Parque Tecnológico de Piracicaba. Helinho foi recebido pelo CEO do Pecege, Pedro Marques. Oo programa nasceu dentro da Esalq/USP e, com seu crescimento, tornou-se uma figura jurídica em 2013: o Instituto Pecege. Atualmente, esse centro de tecnologia tem cerca de 500 colaboradores, com atendimento de 50 mil alunos. Helinho parabenizou o professor Marques pela sede do instituto e garantiu sua presença na inauguração nesta quinta (11).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima