Além do status de estância turística, São Pedro vem se tornando referência também de boa gestão pública. Nesta semana, a Associação Paulista de Municípios (APM) de São Paulo colocou o município no topo do ranking das cidades mais bem administradas do Estado.
A novidade foi divulgada nesta semana, após longa e minuciosa radiografia sobre a situação das contas públicas de 612 cidades de São Paulo, da dimensão fiscal, do desempenho social e da gestão dos recursos públicos. O sistema de análise da APM tem o objetivo de definir o prêmio e também estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.
“Não poderia ser mais atual essa premissa. É, por um lado, a participação e, por outro, a descentralização que auxiliam na construção de uma sociedade mais justa, mais eficiente e humana. A democracia não é feita por uma pessoa ou por um pequeno grupo, nem por um partido político. Mas se insere numa tarefa de todos, numa ferramenta contínua de luta participativa e comunitária”, afirma o presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni.
Premiação
O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, foi convidado pela APM para receber, em nome da Prefeitura, o Prêmio Governador Franco Montoro na categoria “Fiscal, Social e Gestão”. A cerimônia será no próximo dia 11, no encerramento do 65º Congresso Estadual de Municípios (CEM), em Ribeirão Preto.
Histórico
Não é a primeira vez que São Pedro se destaca nacionalmente como exemplo de excelência administrativa. Recentemente, por três anos consecutivos, a cidade foi campeã nacional e estadual de boa gestão, segundo o índice Firjan, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
Nas ocasiões, o município recebeu a nota máxima nos quatro indicadores analisados: autonomia; gastos com pessoal; investimento; e liquidez.