Homenagem – PMs que salvaram bebê engasgado são reconhecidos pela Câmara

Vereadores entregaram voto de congratulações aos cabos Rodrigo Fernandes Santiago e Alexandre Donisete Serra

Os policiais militares que salvaram um bebê com 10 dias de vida, que se engasgou com leite materno, foram reconhecidos pela Câmara com voto de congratulações entregue na tarde desta sexta-feira (28). A homenagem foi proposta pelos vereadores Paulo Campos (Podemos), Fabrício Polezi (Patriota) e Laércio Trevisan Jr. (PL), autores do requerimento 193/2023.

Os cabos Rodrigo Fernandes Santiago e Alexandre Donisete Serra faziam patrulhamento pela avenida Brasília, em 16 de março, quando o condutor de um veículo, ao avistá-los, acenou com a mão pedindo socorro ao recém-nascido. Fernandes de pronto pegou no colo a criança, já com a pele roxa e com dificuldades para respirar.

Foi realizada, então, a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias do bebê, que em instantes voltou a respirar. Os PMs, então, o levaram à Unidade de Pronto-Atendimento da Vila Sonia, onde a criança foi atendida, examinada e depois liberada. A ação dos policiais foi elogiada pelos vereadores, durante o ato solene na sala da Presidência.

“Preservou-se a vida de uma criança e, para nós, é uma satisfação muito grande homenageá-los, pois é um merecimento por tudo o que fazem no dia a dia. Sabemos das dificuldades que enfrentam e hoje temos um governador que tem a sensibilidade em fazer algo pela polícia que outros não fizeram”, enalteceu Paulo Campos.

Fabrício Polezi também elogiou a Polícia Militar. “Sempre atenta à nossa segurança pública, zelando pela qualidade operacional do soldado em rua. Essa legislatura tem uma consciência muito maior da responsabilidade em tratar o agente de segurança pública e trazer esse reconhecimento para dentro do plenário.”

Os homenageados lembraram as circunstâncias do salvamento. “Estávamos no lugar certo, na hora certa, e soubemos agir da melhor maneira, sem deixar o emocional interferir”, disse o cabo Fernandes, que agradeceu a Deus e o reconhecimento prestado pela Câmara. “É a primeira vez que recebo esse tipo de homenagem, ficará gravada para mim até minha aposentadoria.”

“Graças a Deus, estava com um parceiro nessa ocorrência. E não é só nessa situação que atuamos; temos situações críticas, como a de retirar pessoas da ponte, onde conseguimos êxito também”, completou o cabo Serra.

A entrega da homenagem foi acompanhada pelo major José Donizete, por familiares dos homenageados e por Cármem Leite, que representou o deputado estadual Helinho Zanatta. “Somos uma das poucas instituições que está em todos os municípios do Estado e, na hora do aperto, estamos sempre presentes. São quase 250 anos de serviços prestados à sociedade paulista”, salientou o major.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima