Caldeirão Político

EXPECTATIVA
A semana que começou na terça-feira – por conta do feriado de 1o de Maio, na segunda-feira – está repleta da expectativa em torno da queda de braço entre Legislativo, onde ainda tem quem acredita na cassação do prefeito Luciano Almeida, e o Executivo. Por enquanto, tudo está nas conversas de pé d’ouvido, sem muita definição de como será a sessão desta quinta-feira, 4. Vale lembrar que, em político, tudo pode acontecer; até nada.

 

SUBSÍDIOS — I
Ainda deve repercutir os projetos que irão repor os subsídios de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores no Município. Este Capiau, idoso e cansado, não gosta de ficar apegado a ‘picuinha’, tampouco acha que as responsabilidades acumuladas pelos agentes políticos não justifiquem uma remuneração adequada. Vale lembrar, sempre, que Piracicaba é uma cidade com orçamento capaz de adequar os novos valores propostos a partir de 2025.

 

SUBSÍDIOS — II
Dito isso, é importante a reflexão. A crítica sobre a remuneração é feita por quem está de fora do Legislativo. Mas, eventualmente, quando estes atores políticos se elegem, passam a ser vidraça onde antes jogavam pedras. Este Capiau, idoso e cansado, sugere, sempre, a reflexão politizada, entendendo o tamanho da cidade e as responsabilidades dos agentes políticos. Que cada um morda a língua pelo fato de, agora, comerem no prato em que cuspiram.

 

MÍNIMO
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, recebeu das mãos do governador Tarcísio de Freitas, na manhã desta terça-feira (2), o projeto de lei que fixa o salário mínimo no Estado em Rÿ 1.550. A proposta irá tramitar em regime de urgência e, se aprovada, seguirá para a sanção do governador. Formalizada a lei, o novo mínimo paulista passa a vigorar um mês após a sua publicação no Diário Oficial de São Paulo.

 

FAKE NEWS — I
A ofensiva do Google contra o PL 2630/2020, que trata da regulação das mídias sociais e de aplicativos de mensagens no País, parece ter sido um “tiro no pé”. Levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sugere que a empresa privilegia nos resultados de buscas sobre o projeto de lei conteúdo contrário à aprovação do texto.

 

FAKE NEWS — II
O Google, porém, negou privilegiar links contra o PL em seu buscado e afirmou que seus sistemas de ranqueamento se aplicam para todas as páginas da web, incluindo aquelas que administra. Mesmo assim, o Ministério Público Federal em São Paulo expediu ofício dando prazo de dez dias para que a empresa responda sobre os critérios para os resultados nas buscas.

 

FAKE NEWS — III
O professor do Insper, Ivar Hartmann, afirma não haver evidência de que o Google manipulou o resulto das buscas. “Mas o episódio evidencia a necessidade do PL, porque não temos informação suficiente para afirmar que houve manipulação. Isso mostra a necessidade de uma legislação para termos mais acesso a dados concretos e verificar se manipulou ou não”, disse.

 

COMEMORAÇÕES
Várias autoridades já confirmaram presença nas comemorações dos 90 anos da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), que acontecerão dia 9 de julho, a data máxima do povo paulista, pela Revolução de 1932. E, na Acipi, estão confirmadas as presenças do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do vice-presidente da República Geraldo Alckin (PSB).

 

MURO
Muitos aliados do vice Geraldo Alckmin (PSB) — que foi vereador, prefeito de Pinda, deputado estadual e deputado federal pelo MDB; vice governador e governador por quatro mandatos do Estado de São Paulo pelo PSDB — estão se aproximando, aos poucos, da recepção ao também ministro de Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. São as voltas que a Política dá. Ou melhor, em relação a outubro passado, desceram do muro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima