Faculdade- Helinho quer “força-tarefa” por Medicina da Unicamp

Deputado reuniu-se com o reitor da Unicamp para propor ações que levem à instalação da faculdade em Piracicaba

 

O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), Helinho Zanatta (PSC), esteve ontem, 28, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em reunião com o reitor, professor Antonio José de Almeida Meirelles. Do encontro também participaram o diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, e a professora Karina Gonzales Silveira Ruiz.

Na pauta da reunião, o debate sobre a instalação da Faculdade de Medicina da Unicamp em Piracicaba. O deputado, que já atuou como prefeito por 16 anos, disse saber da importância da Unicamp na formação de médicos para a saúde pública dos municípios.

Helinho, que colocou o seu mandato à disposição da Unicamp e também da FOP, ouviu do reitor que a universidade tem sim a intenção de instalar a sua Faculdade de Medicina em Piracicaba. Já existe na universidade uma discussão interna, principalmente a partir da gestão do Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns” pela Fucamp e da própria FOP.

Porém, para isso é preciso avançar no processo de viabilidade junto ao governo do Estado, garantindo a sua aprovação e recursos para o custeio dessa unidade, com a contratação de novos professores e até da construção de prédios, provavelmente junto ao hospital regional.

Após a fala do reitor, Helinho propôs uma força-tarefa e ações conjuntas, envolvendo a Unicamp, a FOP, Alesp, Prefeitura, a Câmara Municipal e as entidades de Piracicaba, que possam garantir a instalação da faculdade em Piracicaba. Ele assumiu o compromisso de, com orientações da Unicamp, já fazer gestões junto ao governo do Estado, afirmando que o governador Tarcísio de Freitas tem se mostrada sensível às questões voltadas à saúde pública. O processo de criação da nova faculdade, que passará pela Alesp, o deputado disse que “dentro da Assembleia vamos trabalhar por agilizar a tramitação, seja nas comissões temáticas e na votação”.

O deputado destacou que, além da Fucamp já estar em Piracicaba, a FOP/Unicamp deve ter condições de abrigar inicialmente a faculdade. “Acredito que planejando, podemos ir avançando neste processo, muito bom para a Região Metropolitana de Piracicaba que acabou de ser criada”, comentou Helinho.

Finalizando, Helinho destacou o importante trabalho social da FOP/Unicamp, por meio de seus programas Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (CEPAE) e Centro de Diagnóstico e Tratamento de Lesões Bucais (OroCentro). “Por ter um mandato voltado ao social, como também às ações de saúde, vou estar apoiando boas iniciativas, como as da FOP”, disse o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima