Corporação – GCM recebe homenagens pelos 120 anos

O evento reuniu autoridades, representantes de entidades e organizações. CRÉDITO: Davi Negri

 

 

Moção de aplausos da Câmara, de iniciativa dos vereadores Paulo Campos, Trevisan Jr., Fabrício Polezi e Ana Pavão foi entregue na manhã desta quinta (27)

 

De autoria dos vereadores Paulo Campos (Podemos), Laércio Trevisan Jr. (PL), Fabrício Polezi (Patriota) e Ana Pavão (PL), a moção 55/2023, de aplausos à Guarda Civil Municipal de Piracicaba, em comemoração aos 120 anos, foi entregue após reunião solene especial, ocorrida na manhã desta quinta-feira (27), nas dependências do Engenho Central, Teatro Erotides de Campos. A honraria foi entregue ao comandante Sidney Miguel da Silva Nunes.

O evento reuniu autoridades, representantes de entidades e organizações. Além de representações de cidades que integram a Região Metropolitana de Piracicaba, a exemplo de São Pedro, Leme, Rio Claro, Capivari, Charqueada e Elias Fausto.

O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner Oliveira (Cidadania) integrou o dispositivo de honra, ao lado do prefeito municipal de Piracicaba, Luciano Almeida, deputado estadual Alex Madureira (PL), o comandante Sidney Miguel da Silva Nunes, o juiz Rodrigo Paes, representando o Fórum de Piracicaba; tenente-coronel Silvia Andréia Mantoani, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior e o delegado Deinter 9, Kleber Antonio Torquato Altale.

Wagner Oliveira, o Wagnão falou da alegria em representar o Poder Legislativo, numa cerimônia tão especial, em que se evidenciam os 120 anos de bons serviços prestados pela Guarda Civil, no resguardo ao patrimônio público e amparo à população. “Agradeço pelo trabalho de vocês. Parabéns à toda Corporação”, concluiu o parlamentar, que também reafirmou o fortalecimento de Piracicaba perante a Região Metropolitana.

O vereador Paulo Campos também evidenciou o trabalho da Guarda Municipal e, reafirmou a elaboração da moção como forma da Câmara contemplar a Corporação pelos 120 anos. “É merecedora da homenagem pela segurança que dá ao cidadão”, concluiu o parlamentar, que também reconheceu a importância da Câmara avaliar o projeto do novo Estatuto da Guarda.

O vereador Fabrício Polezi, como um dos autores da moção que conferiu a honraria à Corporação também reconheceu o legado da Guarda Civil em Piracicaba. “Para mim é uma honra especial reconhecer a trajetória de uma Corporação que engrandece a nossa cidade. É como sempre digo, o nosso maior patrimônio é o nosso povo, sendo que a Guarda zela por todos nós. Por isso, merece todo respeito”, considerou o parlamentar.

A vereadora Ana Pavão, que também assina a moção de aplausos, reconhece a importância da Câmara prestar esta homenagem especial, “principalmente pelo legado e atuação da Patrulha Maria da Penha, que tanto enobrece a nossa Guarda na defesa da população, principalmente na proteção das mulheres”.

Também estiveram presentes na solenidade e reforçaram as felicitações pelos 120 anos da Guarda Municipal, os vereadores: Paulo Camolesi (PDT), Acácio Godoy (PP), Josef Borges (Solidariedade), Rai de Almeida (PT), Zezinho Pereira (União Brasil) e Pedro Kawai (PSDB). Além dos vereadores Antônio Moacyr Francetto Júnior (PSC), o Pássaro e Paulo Henrique (Republicanos), que enviaram representantes.

O prefeito Luciano Almeida encerrou a solenidade exaltando os 120 anos da Corporação e, anunciou já para os próximos 60 dias o envio à Câmara do novo projeto do Estatuto da Guarda Civil de Piracicaba, bem como também anunciou a elevação da Corporação para Guarda Metropolitana de Piracicaba, dado à liderança de Piracicaba perante as 24 cidades da região. O prefeito também anunciou a modernização da prefeitura por intermédio de um amplo plano de Carreira que em breve será enviado à Câmara.

O comandante da Guarda Municipal, Sidney Miguel da Silva Nunes fez um retrospecto da Corporação, nos 120 anos, que atualmente conta com 381 integrantes, sendo que hoje a entidade foca a modernidade, em equipamentos e amplitude no atendimento da população, além de resguardar o patrimônio público. O policial também apresentou dados que mostram o fim dos papéis, onde hoje 80% dos processos internos já não se utiliza de papeis e sim de processos informatizados.

O deputado Alex Madureira também enalteceu os 120 anos da Guarda, além de reforçar a disposição de luta por recursos. Além de  considerar a garantia de viaturas para a Patrulha Rural e o direito animal, em iniciativa que contempla a luta da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima