Mais de 40 pessoas participaram ontem, 25, nas dependências da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), da Oficina de Planejamento Participativo (OPP), visando a criação de um Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL TIC) em Piracicaba. Um APL é um agrupamento de pequenas, médias e grandes empresas que pertencem a um mesmo setor, nesse caso dos agentes que atuam com a tecnologia da informação no município.
O encontro, promovido pela Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região (ATEPI) e ministrado pelo Sebrae, contou com a participação do secretário municipal de Administração (Semad), Eugênio Stipp, e do gestor do Hub Piracicaba, Pedro Chamochumbi.
O principal objetivo da oficina foi organizar e alinhar diretrizes entre todos os representantes do ecossistema de tecnologia de Piracicaba. O grupo volta a se reunir no próximo dia 2/5, para analisar os resultados do encontro inicial e fundamentar as bases para o lançamento do APL TIC.
“O APL TIC vai fortalecer as empresas deste segmento na abertura do mercado de exportação, compra, contratações e negociação em bloco. Por isso o engajamento da comunidade local tem sido importante para revolucionar o futuro da nossa cidade por meio da participação ativa de todos os atores envolvidos”, frisou Chamochumbi.