O Caphiv (Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/AIDS e Hepatites Virais), que desenvolve os projetos “Não Viralize a Ignorância, conheça” e “Prevenção na Quebrada” – voltados à educação, quebra de estigmas, prevenção e acolhimento às pessoas com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) – será homenageado pela Câmara Municipal de Piracicaba com um Voto de Congratulações. A iniciativa é do vereador Anilton Rissato (Patriota), autor do requerimento 252/23, aprovado nesta segunda-feira (17), na 20ª Reunião Ordinária de 2023.
O projeto “Não Viralize a Ignorância, conheça” tem o “intuito de promover a colaboração para fortalecer e redefinir o papel da escola e da comunidade perante as pessoas que sofrem qualquer tipo de bullyng”, traz a propositura.
A equipe ligada ao projeto, conforme as demandas e denúncias que recebem, atuam de forma a capacitar profissionais de fundações, escolas, comunidades, centros comunitários e postos de saúde da família para que estejam aptos a orientar e acolher crianças, adultos e idosos nas mais diversas situações. Atualmente, ele é coordenado por Denise Franco.
Já o projeto “Prevenção na Quebrada”, atualmente coordenado por Rosangela Souza, tem foco no atendimento a pessoas em situação de rua e traz como missão principal a prevenção ao HIV/ AIDS e às demais ISTs, bem como na redução de danos relacionados ao abuso de álcool e drogas. A abordagem dos assuntos se dá por meio de conteúdos cinematográficos, sarais, oficinas, campanhas temáticas, outros materiais informativo e por meio da distribuição de preservativos.
A entrega da homenagem, ainda sem data definida, será feita ao presidente do Caphiv, Paulo Soares, e às coordenadoras Denise Franco e Rosângela Souza.