Aos 120 anos, Guarda Civil projeta futuro conectado

Sidney Miguel da Silva Nunes

 

Em 25 de abril de 1903, diante da problemática da violência causada pelo rápido crescimento populacional que se instalava no município, a Câmara Municipal elaborou projeto de criação do Corpo da Guarda e Polícia Municipal. Nascia assim a Guarda Civil do Município de Piracicaba (GCMP), uma das guardas civis mais antigas do Brasil, que chega aos 120 anos de existência na próxima terça-feira, 25/04, levando na bagagem uma Corporação que se transformou ao longo do tempo, tendo diferentes denominações até chegar em 1990, quando ela se configurou no formato existente atualmente, com comando único e uma hierarquia que contempla também um subcomandante e um quadro de graduados e guardas, tudo isso disciplinado pelo Estatuto, aprovado em 1996, e que agora é objeto de revisão para aprimoramento e adequação às novas leis.

E, ao comentar sobre a revisão do Estatuto – um dos anseios que quero deixar como legado da minha passagem pelo comando da Corporação – inicio o desenho do panorama em que comemoramos o aniversário de uma das instituições mais antigas e respeitáveis do município.

A Guarda chega aos 120 anos projetando um futuro conectado, com inovações tecnológicas que aprimoram a atuação da Corporação. A ferramenta Sincad, software de gestão da Guarda, já está reduzindo o uso de papel na Corporação em 80% e agilizando procedimentos da Guarda Civil. Com todos os dados integrados na plataforma, é possível, inclusive a produção de relatórios estatísticos com diferentes filtros, facilitando a realização da política pública de forma efetiva e assertiva.

Também, é possível, por conta do Sincad, o lançamento de aplicativos que ampliam e aprimoram a comunicação com a população. O primeiro deles é o botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba, aplicativo que permite às mulheres que tenham medida protetiva a possibilidade de acionar a Guarda Civil ao pressionar o botão por três segundos no caso de risco real. Feito isso, um sinal é emitido para Central de Operações com os dados cadastrais da vítima e a localização em tempo real, economizando um tempo que pode salvar uma vida.

Esta inovação se soma a outros esforços realizados pela Instituição como foco na proteção das vítimas de violência doméstica. Nossa Patrulha Maria da Penha ganhou no ano passado uma sala com localização estratégica ao lado do Terminal Central de Integração, espaço utilizado pelas mulheres para tirar dúvidas e também para solicitar o serviço de ronda da Guarda. Nossa equipe, para além de realizar as rondas com objetivo de evitar que agressores se aproximem das vítimas que tem medida protetiva, também espalha a palavra, realizando palestras de conscientização sobre as formas de violência, a importância de romper o ciclo de agressões e a rede de proteção existente no município.

O panorama para esta comemoração inclui também a ampliação da frota, incrementada com seis viaturas já em uso pelos grupamentos – sendo uma delas destacada para o Setor de Direito Animal, o caçula dos grupamentos criado nesta administração – e a incorporação ao arsenal de dez novas carabinas CTT 40. Nesta lista também estão a adesão ao Cortex, a capacitação de todo o efetivo para atuar como agentes de trânsito e a oferta de aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal de forma gratuita na Academia da Guarda Civil, sempre no intuito de um atendimento condizente com o respeito que a população merece.

Comemoraremos este aniversário em solenidade no dia 27/04, às 9h, no Teatro Erotídes de Campos. Na programação da festa estão homenagens, música e reconhecimento do trabalho de integrantes da Corporação, capital humano fundamental para a longevidade desta instituição.

 

______

Sidney Miguel da Silva Nunes, comandante da Guarda Civil do Município de Piracicaba

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima