Matriz Africana – Associação realiza, domingo, homenagem ao Orixá Ogum

Encontro será na Casa do Povoador, domingo, das 10 às 16h. Crédito: Divulgação

A Armapir (Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba) realiza domingo (23) evento em louvor ao Orixá Ogum, sincretizado pelos Umbandistas com o Santo da Igreja Católica, São Jorge Guerreiro. A atividade acontece na Casa  do Povoador, das 10h as 16h, com início da saudação das autoridades religiosas e institucionais, seguido da saudação a Èsú/Exú tanto no Candomblé quanto na Umbanda, logo em seguida acontece a entrada dos Terreiros de Umbanda e Candomblé, e a cerimônia de defumação, perto da hora do almoço tem a apresentação dos expositores da Feira Cultural onde em sua grande maioria são empreendedores do Axé.

Em seguida acontece a saudação ao Orixá Ogun no Candomblé com a dança do Orixá Ogun e após essa apresentação a grande Gira em louvor a São Jorge Guerreiro/ Pai Ogum na Umbanda. O encerramento acontece com Samba de Roda organizada pelos Ogãs presentes.

A festa em louvor a Pai Ogum é uma iniciativa da Armapir tem o apoio da Prefeitura de Piracicaba, da Secretaria Municipal de Cultura, do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, do Instituto AfroPira, do Programa Falando de Axé e do Mandato da deputada Professora Bebel.

Para Pai Ronaldo de Xangó, Presidente da Armapir, ” o fato de estarmos mais um ano reunidos com os demais terreiros de Matriz Africana da cidade e da região, não somente para louvar o santo guerreiro ou Orixá Ogun, mas também mostrar a sociedade a nossa cultura, o nosso Axé, isso é motivo de muito orgulho, mais uma vez estamos em luta contra o racismo religioso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima