Mario Dedini – Ação comunitária reúne cerca de 500 pessoas

Ações de saúde na ação comunitária do Cras Mário Dedini. Crédito: Divulgação

Cerca de 500 pessoas participaram no sábado (15) da ação comunitária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini. O evento reuniu crianças, adolescentes e adultos durante toda a manhã, na unidade de atendimento. A ação foi realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Cras e Equipe Volante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), com apoio da Semac, Saúde, Simap, Semughet, serviços da rede socioassistencial, lideranças locais e parceiros.

Na parte externa da unidade, o público participou de palestra com a Patrulha Maria da Penha e assistiu à apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal. Outros serviços foram divulgados, com a distribuição de materiais informativos e orientações realizadas por técnicos. Enquanto as mães buscavam informação sobre os serviços públicos, o Instituto de Aprendizagem Formar, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Fatec, as crianças se divertiam na cama elástica, pintura facial e atividades lúdicas com a equipe do programa Criança Feliz.

Carlos Henrique, de apenas 01 ano e 4 meses, esteve com a mãe, Laura Pereira, na ação. “Ele ficou encantado com as atividades que trouxeram aqui. Fazemos parte do programa Criança Feliz e isso tem contribuído muito para o desenvolvimento do meu filho”, comentou Laura.

Os participantes da ação ganharam livros, distribuídos pela Biblioteca Pública Municipal, participaram de oficina de sabão e receberam brindes do Instituto Cançado. O projeto Casa Sonhe também marcou presença e orientou sobre as ações realizadas na região norte.

Dentro do prédio do Cras, as salas foram ocupadas pelas equipes de saúde e do Cadastro Único. A população realizou testes básicos de saúde, aferição de pressão arterial, de diabetes e fez atualização da Carteira de Vacinação com enfermeiros e agentes de saúde do PSF Mário Dedini II; outros, previamente agendados, aproveitaram para atualizar o CadÚnico e obter informações sobre os benefícios sociais.

Aparecida Bertaia, coordenadora do Cras Mário Dedini, falou sobre a importância da ação para a população. “Temos visto, por meio de cada ação comunitária realizada em vários pontos da cidade, o quanto tem sido benéfico aos moradores. Observamos várias gerações de famílias que se reúnem nesses momentos e, além da interação, buscam conhecer os serviços disponíveis a eles”, disse.

A ação contou com apoio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Ação Cultural (Semac), Secretaria Municipal da Habitação e Gestão Territorial (Semughet) e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Águas do Mirante, Centro de Convivência Intergeracional, Projeto Casa Sonhe, Programa Criança Feliz, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipe de Proteção Social Especial da Média Complexidade (Epsemc Norte), Central do Cadastro Único, além do Instituto Formar, Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), Fatec, Instituto José Cançado, Ótica CS, Associação Atlética Educando pelo Esporte e Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac) e lideranças locais.

AÇÕES COMUNITÁRIAS — No dia 29/04, das 9h às 12h, será a vez do Cras São José. A programação contará com orientações sobre serviços públicos, oficina de desenho, atualização do Cadastro Único, gincanas e brincadeiras para as crianças e vivência musical. No dia 13/05, a população poderá prestigiar a ação comunitária, na região do Novo Horizonte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima