Exposição – Reconstruções será inaugurada hoje, 19, na Casa do Povoador

A relação entre a arte e o espaço urbano é o debate proposto em Reconstruções – Dinâmicas do Urbano, exposição que abre amanhã, 19/04, às 13h, na Casa do Povoador. Por meio de registros fotográficos de 10 artistas de Limeira e um de Piracicaba, a mostra reflete como paredes e espaços da cidade podem ser parte de uma produção. A entrada é gratuita.

Reconstruções – Dinâmicas do Urbano, realizada pelo ProAC 2022, é uma produção da MaBê Cultural com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A mostra possui 10 artistas fixos de Limeira, Eiki, Malavasi, Tosko, Brou, Luz, Medo, Beca, Suu, WBP e Wesler Machado Alma, mais um convidado da cidade onde Reconstruções – Dinâmicas do Urbano é instalada – o artista Diógenes é quem representa Piracicaba, o segundo município que recebe a exposição.

“Contempla tanto os registros dos seus trabalhos de arte urbana, como também suas produções/projetos/esboços fora do espaço urbano do município (instalações, esculturas, desenhos e pinturas em tela)”, explica Fabrício Clemente, que assina a produção ao lado de Marta Bellão.

As obras nos muros da cidade (permanentes) que foram escolhidos pela curadoria foram impressas no formato Fine Art, método de impressão feita com cuidado para ser uma reprodução fiel da imagem, com qualidade e durabilidade própria e é produzida por impulso artístico e estético, sem a preocupação de ser comercial ou documental.

“Museus, galerias e artistas têm o costume de impressão nesse formato, pois a fidelidade e a durabilidade, que pode durar mais de um século sem alterar a cor, são surpreendentes”, conta Clemente. Além das obras, compõe a exposição uma tela de projeção com depoimentos dos artistas a respeito de suas artes e sobre a importância da arte urbana em geral.

“Este projeto de exposição surge da urgência em desenvolver um espaço de mediação eficiente e produtivo entre os artistas, suas obras e os munícipes, possibilitando um diálogo e uma troca de experiências entre o contexto urbano e as poéticas visuais”, completa Clemente, sobre Reconstruções.

SERVIÇO – Exposição Reconstruções – Dinâmicas do Urbano na Casa do Povoador. Inauguração hoje, 19, às 13h. Entrada gratuita. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h; sábado e domingo, das 13h às 17h, até 28/04. Na avenida Beira Rio, sem número. Informações: (19) 3434-8605.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima