Saúde – Santa Casa tem modernos equipamentos de CTBMF

O cirurgião bucomaxilofacial Paulo Afonso de Oliveira Júnior exibe os novos equipamentos. Crédito: Divulgação

 

O Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) da Santa Casa de Piracicaba adquiriu novos e modernos equipamentos com a verba de R$ 200 mil repassada ao Hospital por intermédio de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Gil Diniz.

Ao considerar a importância do apoio, o cirurgião Paulo Afonso de Oliveira Júnior, coordenador do Departamento, lembrou que o serviço tem mais de 82 anos, constituindo-se em  uma das Unidades mais antigos do Brasil na especialidade.

“Nosso Ambulatório é aberto a toda população de Piracicaba e região desde 1997 e, agora, com os novos equipamentos vamos aprimorar ainda mais as acomodações atuais, em local próprio desde 2002”, disse.

Ao reforçar os agradecimentos ao parlamentar, ele disse que o Hospital adquiriu dois consultórios odontológicos e dois motores piezo elétricos cirúrgicos que trabalham com ondas ultrassônicas, possuem irrigação com soro fisiológico e cortam osso sem machucar tecidos moles e nervos com uma precisão incrível. “Isso permite total controle do procedimento, melhor visualização, menor sangramento, precisão de corte e melhor reparação do tecido ósseo”, considerou o cirurgião bucomaxilofacial.

Ele revela que a verba permitiu ainda a aquisição de um motor cirúrgico elétrico, uma bomba à vácuo, um laser cirúrgico e um laser terapêutico para tratamentos pós-operatórios que melhoram a cicatrização das feridas e reparam lesões em nervos. “Em complemento a esse arsenal tecnológico, com a verba, o Departamento adquriu também uma  lupa binocular e dois fotóforos, aparelho com LED frontal que fornece iluminação para o campo cirúrgico, melhorando a qualidade e alcance visual  para realização de cirurgias em áreas escuras e cavidades”, explicou.

Paulo Afonso explica que o Ambulatório de CTBMF da Santa Casa atua especificamente na área de cirurgia bucomaxilofacial, garantindo assistência especializada  em casos de fraturas de face  decorrentes  traumas, tumores benignos e lesões de boca.

“Promovemos o diagnóstico de tumores malignos de boca  e dos maxilares; corrigimos deformidades faciais  e dentofaciais congênitas ou adquiridas; tratamos distúrbios e dores na articulações temporo-mandibulares e fazemos reconstruções ósseas nos maxilares”, disse o cirurgião ao apontar a alta complexidade da assistência direcionada ao  SUS- Sistema Único de Saúde.

Segundo o coordenador, o Departamento também foi um dos primeiros a implantar o curso de especialização e residência em CTBMF que, desde o ano 2000, abre duas vagas anuais para formandos de todo o Brasil em parceria com o Conselho Federal de Odontologia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima