Caldeirão Político

CANDIDATO? – I
Movimentando suas peças no xadrez político local, o deputado Alex Madureira (PL) — agora, sem a preposição “de” — é apontado como pré-candidato a prefeito de Piracicaba nas eleições do ano que vem. Mas ainda é de se perguntar e não há certeza.

 

CANDIDATO? – II
As postagens nas redes sociais mostram o deputado Madureira em diversas atividades locais, ao lado de lideranças políticas. Na Câmara, participou de homenagem ao Tiro de Guerra, ao lado do vereador Laércio Trevisan (PL). Fez reunião com o sindicalista José Luiz Ribeiro (SD) e se reuniu também com o vereador Paulo Henrique Paranhos (Republicanos) e o presidente do Republicanos, Vanderlei Giangrossi. Dessa reunião, também participou o vereador Fabrício Polezzi (PAT).

 

CANDIDATO? – III
Alex Madureira também concedeu entrevista à Rádio Piracicaba, de Vitor Prates; reuniu-se com o deputado federal Miguel Lombardi (PL), com base eleitoral em Limeira, e visitou a Hyundai com a vereadora Ana Pavão (PL). Mas isso quer dizer que é pré-candidato a prefeito ou que acena para Brasília em 2026?

 

MEI – I
Compostas por 253 deputados, as frentes parlamentares do Empreendedorismo (FPE) e do Comércio e Serviços (FCS) tratam como prioridade para este ano o aumento do limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI). Aprovado há um ano e oito meses no Senado, o projeto de lei que sobe para R$ 130 mil o teto da receita bruta anual do MEI caminha a passos lentos na Câmara dos Deputados.

 

MEI – II
No fim do ano passado, líderes de nove partidos assinaram um requerimento de urgência para votação na Casa, mas a proposta continua no mesmo lugar. Desde fevereiro, cinco parlamentares pediram para que o texto – cujo relator no Plenário já está definido – fosse incluído na Ordem do Dia. A ideia é aumentar a ofensiva para que o texto seja aprovado.

 

CONFIANTE
O prefeito Luciano Almeida (sem partido), concedeu entrevista sábado, na TV Thati, pertencente à Record, de alcance regional, a Edvaldo Brito, misto de jornalista e político, no seu programa denominado “Pirapop”. Confiante, Luciano discorreu sobre vários assuntos, como a promoção de empregos e atração de novas industrias para a cidade; cursos de capacitação pra mulheres e trabalhadores; boa ideia e que se mantenha a qualidade do asfaltamento educação e, enfim, buracos.

 

CARTÃO
A criação do Cartão Cidadão poderá revolucionar positivamente o serviço público na cidade, com a unificação dos sistemas desde a saúde e educação, passando pelas finanças, cadastro imobiliário e demais serviços públicos oferecidos à população. É a grande aposta de Luciano para coroar a sua administração com o projeto “prefeitura sem papel”.

 

ENXUGAR
Sobre o polêmico tema dos buracos, ilustrou o comentário de que tapar buracos na cidade é como “enxugar gelo”, expressão corrente para não fazer nada certo. Explicou que a cidade tem 1800 km de vias públicas e que está elaborando licitação para recapear 200 km de ruas e avenidas, além de tapar buracos. Afinal, as chuvas deste final-começo de ano foram as maiores dos últimos quatro anos.

 

PROJETO
O prefeito Luciano Almeida também anunciou que pretende enviar projeto de lei à Câmara, concitando os futuros prefeitos a se obrigarem a recapear permanentemente a cidade toda. É uma boa ideia e que se mantenha a qualidade do asfaltamento!

 

PRAIA
Sobre os investimentos já de R$ 7 bilhões de novas indústrias e prestadoras de serviço, que geraram mais de sete mil empregos novos na cidade, além de outros 16 mil contabilizados pelo Caged, deu pistas de que há mais seis grandes projetos que podem trazer outras duas multinacionais a Piracicaba e engrossar ainda mais os resultados de empregabilidade na cidade. “Essa é a minha praia”, assegura.

 

PINTANDO
Luciano, no programa de Brito, mostrou imagens da recuperação de mais de 120 escolas municipais, que não recebiam reparos há anos, como um dos grandes esforços na área de educação. E, para além deles, a capacitação de professores, distribuição de computadores e tabletes às unidades e seus alunos, novos uniformes, e abrindo espaços para que alunos possam receber educação financeira, novas tecnologias, que lhes sejam possíveis de abrir novas fronteiras para o conhecimento, para além do LGS, o antigo patamar da lousa, giz e saliva, praticado nas escolas de antanho.

 

LENDA – I
Corre a lenda em Botucatu de que, na década de 1.950, o empresário Emílio Pedutti — que seria prefeito e era dono do cinema na Cidade dos Bons Ares — soube de que a dupla Tonico e Tinoco, com origens naquelas bandas, foi contratada para fazer um show em comício de seu adversário. Era gratuito o encontro de música raiz.

 

LENDA – II
Pedutti, rápido, liberou a entrada em seu cinema para exibição do filme “Luar do Sertão”, sucesso nacional na época com participação da própria dupla. Lotou a casa para ver a “fita”, como se referia aos filmes, e a praça ficou vazia. “Nóis concorremo com nóis mesmo”, diriam João e José Perez, que formavam a dupla “Coração do Brasil”.

 

COISAS BOAS

Este Capiau, idoso e cansado, gostou de ver os amigos Luciano Almeida (sem partido) e Edvaldo Brito — secretário geral do Diretório Estadual do Avante — conversando só coisas boas sobre a cidade. Brito, que parecia desanimado com o governo Luciano, mostrou-se, na entrevista, entusiasmado com o resultado da conversa. Sendo positivo para o coletivo, um viva para ambos, porque as críticas ao chefe do Executivo continuam fortes em relação aos buracos. Só o tempo dirá e faltam 18 meses para as eleições de 2024. Os sinais indicam o prefeito Luciano Almeida no Avante, no Republicanos, no União Brasil, no Partido Liberal ou em qual outro? Perguntar não ofende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima