Participativo – Comunidade rural participa da penúltima plenária do OP

Plenária reuniu a comunidade rural na Sema

 

 

A região rural de Piracicaba receberá as duas últimas plenárias do Orçamento Participativo (OP). A primeira em sua 12ª edição, aconteceu na noite de quinta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e contou com as participações do secretário de Governo, Carlos Beltrame, e da secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame. Foram apresentadas 17 demandas.

Entre as demandas apresentadas constam a pavimentação asfáltica da rua Alcindo Blumer, em Artemis, construção de um novo prédio para as unidades do PSFs Artemis I e II, recuperação da lagoa do Lago Azul, restauro da ponte de ferro Joaquim Nunes, em Artemis, passagem de máquina e colocação de lajão britado na estrada PIR 018/290, recuperação das margens e desassoreamento do córrego da avenida José Ramiro, no bairro Lago Azul, construção de escola de educação infantil, em Santa Olímpia e manutenção geral da estrada PIR 330, que dá acesso a Santa Olímpia.

Ariane Correr Degaspari, 34 anos, residente em Santa Olímpia, disse que ficou um tempo afastada das discussões em torno do OP, mas que retornou agora, na companhia de outros jovens do bairro, para buscar melhorias para a comunidade. “A expectativa é que possamos ver aprovadas no Congresso algumas das demandas por nós apresentadas, envolvendo principalmente as áreas de educação, habitação e saneamento”, observou.

Eliane Grandino Gimenes, 45 anos, que mora em Artemis, ressalta que sempre é positivo participar das plenárias do Orçamento Participativo, por permitir que as demandas da comunidade sejam apresentadas ao Poder Público, entre elas a prioridade é a construção de um novo prédio para as unidades do PSFs Artemis I e II.

Nas plenárias do OP são coletadas dois tipos de demandas, que são de investimento e custeio. As demandas de investimento são importantes para o crescimento sustentável da cidade e incluem construções de pontes, praças, parques, unidades de saúde, reforma de escolas e creches, entre outros. As de custeio são serviços que atendem às necessidades do dia a dia da população, como a manutenção preventiva e corretiva de corte de mato, tapa buraco, poda de árvore e outros serviços. As demandas de investimento serão enviadas ao Congresso Municipal do Orçamento Participativo, que ocorrerá no dia 3/6, no Engenho Central.

Quem não apresentou demandas na reunião de ontem pode enviá-las, no prazo de cinco dias, para o e-mail [email protected] ou protocolar na Secretaria de Governo, 10º andar do Centro Cívico.

As plenárias coordenadas pela Secretaria de Governo são abertas à população e acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19h. A próxima acontecerá na segunda-feira, 17/04, às 19h, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113, bairro Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima