Luiz Tarantini
Olá alvinegros apostólicos romanos, sejam todos muito bem vindos ao nosso espaço semanal democrático, livre de amarras e o mais importante: INDEPENDENTE. Aqui as conversas não tem rabo preso com ninguém, não temos padrinhos de nenhuma espécie e nem tiramos notas fiscais por serviços prestados. As opiniões são limpas e verdadeiras. Com o fim do campeonato paulista da série A2 2023 onde o XV de Piracicaba ficou na quarta colocação, atrás apenas de Ponte Preta, Novorizontino e Noroeste, as atenções todas já direcionam para a preparação do Nhô-Quim na montagem do elenco e planejamento do clube para a disputa do campeonato brasileiro da série D.
A cobrança em cima da diretoria de futebol está em nível “hard”, e a eliminação (mais uma) na série A2 trás uma sensação de inferioridade mais forte do que qualquer outra coisa que possa acontecer. O torcedor (verdadeiro), reclama, chora e até desanima com mais um ano na série A2 do estadual, e deixa de lado qualquer outra conquista para focar somente neste fato: “A eliminação”. Mas agora eu convido o torcedor a refletir comigo, esta diretoria e este planejamento iniciaram seus trabalhos em Maio de 2022, antes disso a diretoria de futebol passada estava a sete anos batendo na trave com folha salarial muito acima da praticada em dias atuais e “NADA” de acesso lembram? Mas vamos voltar a nossa reflexão, o título da copa paulista veio e de forma concreta, folha salarial regulada as categorias de formação praticamente, os salários mais elevados eram de contratos antigos e de jogadores que estavam em recuperação de contusões caso de Lúcio Flávio, e em sua grande maioria (+ ou – 90%) o teto de pagamento ficou na casa dos R$ 3.000,00.
Veio a série A2 e o XV já tinha uma base, perdeu atletas para outros clubes e em determinados casos até com propostas iguais na parte financeira, mas outros quesitos tiraram quatro dos principais nomes do time e não tinha como segurar, inicia-se a corrida pelo mercado da bola para suprir estas carências. Lembro-me muito bem que quando Matheus Martins foi anunciado os mesmos que criticaram sua saída, não pouparam ofensas à diretoria no ato de sua apresentação com dizeres mais ou menos assim: “Esse já passou por aqui e nada fez, esse “( )” de diretor de futebol não sabe contratar. Matheus Martins foi um dos principais nomes da campanha do título.
Vinicius Alves então era o atacante que não fazia gols, os “entendidos” de futebol já o apelidaram de “artilheiro de gol nenhum”, o goleiro Tom era no início reserva de Leonardo então não levantou a atenção dos que sabem como ninguém trabalhar o mercado do futebol. Vitor Braga era uma incógnita e quando o time no início derrapou os “arautos das notícias frescas” já “gralhavam” que o time era uma b….. Como as coisa são né? Na recente eliminação do paulista, foram apenas duas derrotas na fase de classificação e perdemos para o time campeão nas semifinais, o que não é demérito nenhum, seria ao contrário do que ocorreu uma zebra do tamanho da diferença salarial dos dois clubes, as realidades de XV e Ponte hoje são muito distantes no que se diz “DINHEIRO”.
O campeonato brasileiro está ai, o XV tem uma base de elenco que não pode ser desprezada, alguns nomes de estaque assim como na copa paulista já estão deixando o elenco, pois o assédio de times das séries B e C do nacional são enormes. Nomes como Samuel Andrade (Ponte Preta), Werinton (Pouso Alegre), Alan (Paysandu) e muitos outros que a direção de futebol luta para segurar como João Maistro, Vitor Braga, Lucas Xavier, Enzo e etc, que já receberam propostas e estão negociando com o clube. Vamos aguardar a apresentação do elenco, eu confio e respeito o trabalho de Cléber Gaúcho e sua comissão técnica, já provaram que são bons no que fazem, e a ciranda de jogadores do elenco nunca será motivo para “antes” de a competição iniciar poder ser conteúdo para a “cornetagem” que já está acontecendo. Outra coisa se está faltando dinheiro para contratações vamos enxugar a máquina e rever pagamentos a alguns prestadores de serviços nos jogos, assim como gastos “extras”. Em minha casa quando o cinto aperta, deixamos de comer fora e vamos ao bom e velho “pão com ovo”.
TORCEDORES DO NHÔ-QUIM, por favor, continuem fazendo a festa que quiserem, liguem lanternas, vaiem, xinguem, aplaudam e curtam cada momento dentro do estádio. NINGUÉM é dono do XV ou qualquer coisa parecida para dizer o que você tem que fazer na sua comemoração…..XV DE PIRACICABA, AS PESSOAS PASSAM, MAS VOCÊ VELHO E CENTENARIO SENHOR, ÉS IMORTAL!