O prefeito de Charqueada, Rodrigo Arruda (Podemos), se reuniu na manhã desta terça-feira (11) com secretários, vereadores e representantes das forças de segurança do município para alinhar novas ações de enfrentamento às possíveis ameaças nas escolas.
No encontro, foram traçadas medidas imediatas e importantes para inibir e evitar atos violentos como vem sendo observado em várias cidades do estado de SP e do país.
De imediato, Arruda solicitou a intensificação do policiamento nas escolas com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). Os protocolos de segurança mais rígidos serão aplicados principalmente nos momentos de entrada e de saída dos alunos.
“É um conjunto de medidas que passa também pela conscientização dentro de casa. Pais e responsáveis terão papel fundamental para que nós possamos avançar nesta questão”, disse o chefe do Executivo charqueadense.
A prefeitura reforça a importância dos pais e responsáveis monitorarem crianças e adolescentes, ficando atentos às mochilas, jogos on-line, redes sociais, uso excessivo de celulares e práticas como apoiar ou “curtir” grupos que disseminam práticas discriminatórias ou de ódio, por exemplo.
Além do prefeito, participaram da reunião a secretária de Educação, Sueli Thomazini, a coordenadora Rafaela Bortoli, o comandante da Guarda, Valdir Cândido, o sargento Filho da PM, o assistente jurídico dr. Carlos Eduardo Del Pino e os vereadores Maria José, Marcos Arruda, Fernando Ciaramello, Tião Paraná e Paulo Fattore.