Inovação – NanoInk – Startup abre filial em Piracicaba

Marcos Ribas, fundador da NanoInk em 2020. Crédito: Divulgação

 

No mundo dos negócios, Startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível, escalável e sustentável, que vive em um cenário de incertezas, mas com riscos calculados. Dito isto, a NanoInk é uma Startup disruptiva e inovadora no desenvolvimento de soluções nanotecnológicas para resolver grandes problemas no Agronegócio e em Energias Renováveis, fundada em 2020 através de subvenção PIPE FAPESP e atualmente com sede em Santos. A Startup abriu, recentemente, filial em Piracicaba.

A NanoIink desenvolve tintas nanotecnológicas orgânicas com propriedades ópticas únicas para garantir a origem e rastreabilidade de produtos do Agronegócio, onde um dos objetivos é combater a fraude, falsificação e furtos de tais produtos de alto valor agregado.

Outra aplicação é no desenvolvimento de insulfilms  para envelopar todo e qualquer painel fotovoltaico no mercado e potencializar a geração de eletricidade em até 100% ou envelopar os eletrodos metálicos empregados na produção de Hidrogênio verde (H2v) para aumentar seu rendimento em 500%, visando reduzir o custo final do H2v para próximo de U$ 1/Kg.  Nossa proposta de H2v pretende utilizar qualquer resíduo líquido das indústrias, p.ex. a vinhaça oriunda das biorefinarias de etanol, como matéria-prima para geração desse commodity.

A empresa desenvolve atividades de Pesquisa & Desenvolvimento para desenvolver novas tecnologias para armazenar o H2v na “nuvem” –usando aerogéis de grafeno, que são materiais com forte resistência mecânica, baixíssima densida e elevada área superficial, afirma o pesquisador.

 

As aplicações descritas são referendadas com as seguintes participações da NanoInk:

  • Participou da 1ª edição do Programa de Inovação em Hidrogênio Verde – iH2 Brasil realizado pela Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde (composta pelas Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro), por iniciativa do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e pelo Ministério de Minas e Energia e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (Federal Ministry for Economic Cooperation and Development (BMZ)) da Alemanha.

 

  • Foi chancelada pelo Governo Alemão como uma das 8 Startups brasileiras inovadoras na produção de Hidrogênio verde;

 

  • Foi semifinalista do programa EnergInn (2022) promovido pelo MIT Reap em parceria com a UFRJ e COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) com a proposta de aumento de eficiência dos painéis solares e;

 

  • Rocket 22 – “Reality Show” para Startups promovida pela afiliada da rede Globo no Paraná, com sua proposta de tintas de segurança para o Agronegócio.

 

 

ESTRATÉGICO — Marcos Ribas, fundador, CEO e Pesquisador da empresa afirma que a instalação de uma filial na cidade ocorre devido ao posicionamento estratégico para prospecção de potenciais de inovação e parcerias no ecossistema empreendedor de Piracicaba.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima