Sexta-Feira Santa – Museu abre no feriado para visitação

Ribeirinhos do rio Piracicaba em foto antiga da nova exposição do Museu

 

 

Exposição Rio, Navegante de Memórias, em cartaz, mostra conexão entre os rios Piracicaba e Tejo

 

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes funcionará em horário especial na Sexta-Feira Santa, hoje, 7, e amanhã, 8 – abre, em ambos os dias, das 10h às 14h. O espaço cultural, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), atualmente abriga a exposição Rio, Navegante de Memórias, que mostra a conexão entre os rios Piracicaba e Tejo. A entrada e visitação são gratuitas.

As fotos do rio Piracicaba presentes na exposição são do acervo do Museu Prudente de Moraes e as do rio Tejo são do fotógrafo português João Ramos. A também portuguesa Ana Torrejais, natural de Lisboa e que atua como conservadora de acervos no Museu Prudente de Moraes, amiga de longa data do fotógrafo João Ramos, teve papel fundamental na produção da mostra.

“As imagens traçam um paralelo entre os rios Piracicaba e o Tejo, no passado e no presente. A exposição conecta esses dois rios, que estão distantes, mas têm a função de preservar a história, a cultura e os rituais de seus povos”, explica Ana, que teve o Tejo como vizinho.

Durante os estudos às fotos do rio Piracicaba no acervo do Prudente de Moraes, conta Ana, ela observou que existia uma conexão entre ele e o rio Tejo. “Tem as embarcações, como as pessoas ocupam as margens e o entorno dos rios, as curvas e as linhas de água no horizonte”, destaca.

Desde que foi inaugurada, em 17/03, Ana observa que os visitantes relatam a sensação de aconchego durante a visitação. “As pessoas comentam que se sentem acolhidas pelas imagens e pelo vídeo, principalmente em relação às fotos do rio Piracicaba. Comentam que ativa a memória afetiva, mas também fazem relação com os tempos atuais”.

Maurício Beraldo, historiador do Prudente de Mores, fala mais sobre essa relação do rio Piracicaba com a povoação. “Primeiramente, com os povos originários, utilizando-se de suas águas para sobrevivência, cultura e religiosidade. Em um segundo momento, o rio Piracicaba é o fator principal de escolha para a fundação oficial da cidade no século XVIII. Fundada no entorno desse rio, a cidade de Piracicaba mantém diversas tradições locais e espaços turístico-culturais associados a esse curso de água que, no conjunto, definem a sua identidade patrimonial”, ele explica.

 

SERVIÇO – Exposição Rio, Navegante de Memórias. Abertura à visitação até 29/04 no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Entrada gratuita. Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados, das 10h às 14h. Na rua Santo Antonio, 641, Centro. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados. Visitas orientadas: (19) 3422-3069. E-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima