Luiz Tarantini
Olá alvinegros apostólicos romanos, sejam todos bem vindos ao nosso espaço semanal totalmente independente, livre de “padrinhos” de qualquer espécie. Aqui a única “benção” que recebemos é de Evaldo Vicente que comanda o melhor e mais completo matutino de Piracicaba e região. Obrigado ao amigo Evaldo por nos ensinar e propagar a democracia mostrando como é fácil viver com opiniões diversas.
O glorioso e centenário Nhô-Quim adiou mais uma vez o sonho do acesso para a elite do futebol paulista. Não entregou fácil a vaga, lutou e disputou jogo a jogo como se este fosse o último, teve muitos erros durante a competição, mas na minha óptica mais acertou do que cometeu erros, e a prova disso é que com elenco com a folha salarial mais baixa entre quase todos os principais participantes chegou até as semifinais para enfrentar a toda poderosa (no momento) Ponte Preta.
Na primeira fase apenas duas derrotas e exatamente para Ponte e Noivorizontino, conseguem entender o porquê batemos na tecla que o XV foi dedicado, comprometido e guerreiro? Só perdeu para os dois finalistas e que conquistaram o acesso com folhas salariais muito acima do que a realidade do time Piracicabano e dos demais concorrentes. Realidades muito diferentes neste momento, e no futebol isso faz toda a diferença. Ah mais o XV tem dinheiro sim, pode indagar o incrédulo torcedor, que não aguenta mais ver o time chegar e não conquistar o acesso, nadar, nadar, nadar e morrer na praia. É triste e frustrante realmente, ver os garotos campeões da copa paulista com salários de terceira divisão conquistar título e depois ser xingados como se não estivesse a altura do clube na série A2, realmente triste!
O dinheiro meus queridos amigos, foi diminuindo ao passar dos anos pelos sequenciais fracassos da gestão de futebol anterior, ou alguém esqueceu o tombo frente à Inter de Limeira dentro do Barão, e nesta passagem a folha do time de Limeira sendo duas vezes menor do que a do XV, ou então os eternos 1×5 frente ao São Bento também no Barão com folha salarial do time Piracicabano duas vezes maior do que a atual e proporcionando o show de horrores que vivenciamos.
O torcedor (alguns) cobraram contratações de última hora da diretoria para as quartas e semifinais, eu pergunto para que? Para ver atleta vindo lá do fim do mundo, assinar contrato de três meses com salários de alto valor e jogar apenas trinta segundos? Isso estaria bom para você torcedor? Será que já não está na hora do XV olhar para dentro do clube e ver o que realmente está valendo a pena? Os gastos são enormes partida a partida, porque não se faz um levantamento dos custos, ver o quanto pode cortar e com esse dinheiro economizado tentar aumentar a folha salarial, pois se os patrocínios estão caindo e a SAF engatinhando, vamos respeitar o que ditado diz “dinheiro não aguenta desaforo”. Vamos enxugar em todos os cantos possíveis e empregar a verba economizada em salários, essa seria um ótimo começo, e ai quem sabe algumas críticas passam a ter o merecido valor.
O campeonato brasileiro está a menos de um mês para iniciar, as contratações e renovações já começaram e o planejamento tem que ser mantido, diretoria, comissão técnica e base do time tem que ser mantidos. Ajustes no elenco se fazem necessários e não são fáceis, Douglas Pimenta e Cléber Gaúcho já estão no mercado a muito tempo e conhecem como poucos os meandros das contratações. Boa Sorte!
TORCEDORES DO NHÔ-QUIM, por favor, continuem fazendo a festa que quiserem, liguem lanternas, vaiem, xinguem, aplaudam e curtam cada momento dentro do estádio. NINGUÉM é dono do XV ou qualquer coisa parecida para dizer o que você tem que fazer na sua comemoração…..XV DE PIRACICABA, AS PESSOAS PASSAM, MAS VOCÊ VELHO E CENTENARIO SENHOR, ÉS IMORTAL!