Em Família – Paffaro e o filho Gustavo assinam cartaz do 21º Salãozinho de Humor

Luiz Gustavo Paffaro, 44 anos, com o filho Gustavo Benjamin Paffaro, de 8 anos, criadores do cartaz do Salaozinho de 2023
Cartaz do 21 Salaozinho de Humor deste ano foi criado por pai e filho artistas

Inscrições estão abertas até 14 de julho; mostra abre no dia 26/08, mesmo dia do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

 

O Salãozinho de Humor, evento paralelo ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, chega à 21ª edição em 2023 e, pelo terceiro ano consecutivo, tem o cartaz oficial criado por pai e filho artistas. Quem assina a arte deste ano é o artista gráfico Luiz Gustavo Paffaro, 43 anos, e Gustavo Benjamin Paffaro, o GUp, de 8 anos. Paffaro também integra a comissão organizadora do 50º Salão de Humor.

As inscrições de obras para o 21º Salãozinho de Humor estão abertas e seguem até 14/07. A mostra, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), é direcionada a estudantes da rede pública e privada com idade entre 07 e 14 anos e será inaugurada no dia 26/08 no Armazém 14 do Engenho Central, no mesmo dia e local do histórico 50º Salão de Humor.

Paffaro, o pai, vencedor do 1º lugar de Caricatura do Salão Internacional de Humor de 2022, classifica como “fantástica” a experiência em produzir o cartaz junto com seu filho.

“Primeiro tivemos algumas ideias doidinhas, depois selecionamos as que mais agradaram. Gostamos muito do Pirata Barba Ruiva com seu papagaio em uma ilha, onde acharam um baú cheinho de tesouro (materiais de artes)”, conta o artista sobre o desenho do cartaz.

No processo de criação, Paffaro disse que teve cuidado para rascunhar os elementos da arte de forma que não influenciasse o traço principal da obra, que seria do filho. “Um traço de criança, o charme do cartaz. Na vez do meu filho, pegou um lápis comum, grafite, e começou a diversão, foi riscando e formando primeiro o pirata, depois o papagaio, depois o baú, a nuvem, o sol, a folha do coqueiro, e o resto, e me mostrou e conversamos o que poderia melhorar, ai vai ele passar a limpo com uma caneta roxa, e me mostra novamente e conversamos o que podia melhorar”, ele revela.

Nos ajustes finais da arte, lembra Paffaro, o menino fez com rapidez e confiança os traços com caneta preta. “Pá pum, estava pronto”, conta. Em seguida, Paffaro utilizou lápis de cor para os últimos ajustes. “Mandei para ele aprovar, disse que ficou bem legal! Foi uma experiência importante, não só pela arte, mas todo o conjunto, pai e filho, essa equipe, o momento, tudo que envolveu, muito gratificante e marcante”, ele comenta.

O diretor do CEDHU, Junior Kadeshi, lembra que a ideia de fazer o cartaz com pai e filho começou com Erasmo Spadotto, cartunista e ex-diretor do CEDHU, e o filho Caio, em 2010. “Após isso, quando assumi a direção do Salão, em 2021, resolvi retomar, já que temos muitos cartunistas que também tem filhos que desenham e isso passa uma ideia de um legado de pai para filho. Uma mensagem de exemplo e referência, de cumplicidade, cooperação e parceria entre pai e filho em um mesmo propósito. E eu tenho certeza que para eles, será algo que ficará marcado para sempre”.

INSCRIÇÕES – Cada estudante pode inscrever no 21º Salãozinho de Humor até dois trabalhos originais e inéditos no formato máximo de 210 x 297 mm (A4); em qualquer técnica e desenvolvidos nas linguagens do cartum, charge, caricatura e HQ/Tiras. Não serão aceitos trabalhos digitais. Os desenhos e os objetos tridimensionais devem ser enviados pelo correio ou entregues pessoalmente para: 21º Salãozinho de Humor de Piracicaba, na Av. Maurice Allain, 454 (Caixa Postal 12), CEP 13405-123.

O regulamento completo, assim como a ficha de inscrição, está no site do Salão Internacional de Humor de Piracicaba: https://salaointernacionaldehumor.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima